Guitarra usa LEDs para ensinar novos músicos

A tecnologia é controlada via Bluetooth e alimentada por uma bateria de íons de lítio

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Aprender a tocar um instrumento musical pode não ser uma tarefa fácil, mas um dispositivo promete trazer uma ajuda considerável nos estudos práticos de violão e guitarra. Batizado de Tabber, o acessório acrescenta um conjunto de LEDs ao braço de qualquer instrumento de cordas. O usuário pode escolher o que deseja treinar ou tocar por meio de um aplicativo disponível para iPhone ou iPad.

Depois de escolher a técnica a ser praticada e posicionar o Tabber de forma correta – por baixo das cordas -, as luzes se acendem marcando as casas que devem ser visadas. é possível também acompanhar músicas reais, com opções para reduzir e aumentar a velocidade de acordo com a sua habilidade. Entre acordes, músicas e escalas formadas por notas MIDI que podem ser exploradas pelo sistema, os LEDs se comunicam com o aplicativo por meio de uma placa Arduino.

A tecnologia é controlada via Bluetooth e alimentada por uma bateria de íons de lítio. O kit contém 13 tiras de luzes com baixa percepção tátil e que não afetam o som original do instrumento. Segundo os idealizadores, o Tabber deve se manter como uma plataforma de código aberto. Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a ideia é fazer com que um bom número de pessoas tenha acesso e teste o sistema a fim de trazer melhorias ao produto.

Para que o gadget se tornasse realidade, era preciso conseguir US$ 45 mil no Kickstarter, aproximadamente R$ 82 mil. O projeto foi publicado no site no início deste mês, mas seu processo de arrecadação foi cancelado. Em resposta, a empresa alegou que a decisão de encerrar a captação foi para que o produto fosse melhor explorado.

As novidades do projeto podem ser acompanhadas no blog Music Everywhere. O Tabber foi apresentado durante o Music Hack Day, evento que ocorreu nos Estados Unidos e reuniu diversos aplicativos associados à música e tecnologia.

Fonte: TechTudo

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp