Música pop está mais barulhenta, mostra estudo

Uma equipe de pesquisadores analisou canções populares feitas entre 1955 e 2010

Cientistas espanhóis publicaram um estudo afirmando que a música pop está se tornando cada vez menos variada e mais barulhenta. Para chegar ao resultado, uma equipe de pesquisadores analisou canções populares feitas entre 1955 e 2010.

Chamado Million Song Dataset, o arquivo de canções permitia transformar o conteúdo de letra e música em dados que podem ser esmiuçados em algoritmos. A partir desses números, foi possível concluir que as canções pop estão menos criativas em termos de acordes, melodias e timbres.

“Encontramos evidências de uma progressiva homogeneização do discurso musical”, disse Joan Serra, especialista em inteligência artificial do Conselho Nacional Espanhol de Pesquisas, que liderou o estudo.

“Em especial, obtivemos indicadores numéricos de que a diversidade de transições entre as combinações de notas diminuiu consistentemente nos últimos 50 anos”, acrescentou.

Segundo Serra, há muito tempo a indústria fonográfica é acusada de aumentar o volume das gravações, porém é a primeira vez que isso foi mensurado com base em um grandebancode dados.

Fonte: Rolling Stone

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!