AIM promove excursão à fábrica da Phoenix 

Saiba tudo sobre a iniciativa da Associação para Iniciação Musical

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

No dia 26 de fevereiro de 2015, a Associação para Iniciação Musical – AIM levou os alunos da Associação Maria Helen Drexel, que recebem as aulas de música da School of Rock São Paulo, para visitar a fábrica da PHX Instrumentos. A School of Rock São Paulo é parceira da AIM nos projetos de iniciação e educação musical.

No caminho do Brooklin ao Brás, ao ligar o rádio da van o motorista logo escuta “- tio, coloca rock!”. E a trilha sonora do percurso foi ACDC. Chegando na fábrica, os alunos foram recebidos pelo guitarrista e o guia da excursão Alan Domingues, coordenador de produto da PHX.

Alan começou explicando o processo expedição e logística dos instrumentos já encaixotados aguardando o transporte para as lojas. Na sequência, os alunos conheceram o processo de fabricação, montagem e pintura/acabamento de bumbo, pandeiro, caixa, tantam, cajon, rebolo e demais itens de percussão. Dezenas e dezenas de peças em madeira e em alumínio, nos mais diversos tamanhos e formatos. Os alunos ficaram impressionados com o acabamento de alguns instrumentos. “Parece um adesivo revestindo, mas não é. Foram pintados à mão”, disse o Alan. Ele completa: “Nossa tecnologia permite a colagem de folhas de madeira sem emenda que passam por uma máquina de aquecimento para ter o formado desejado”.

Continuando, passaram pelo estoque: triângulos, pandeiros, e acessórios como palhetas, capo-trates, afinadores e demais itens. Alan comentou a importância de um estoque organizado e devidamente identificado.

Por fim, não menos importante, os instrumentos de cordas. Como eles são fabricados na China, o departamento estava carregado de guitarras, violões e contra-baixos em suas caixas. Alan logo tratou de abrir uma delas. Para surpresa das crianças, ele abriu a caixa de um violão da linha Disney, rosa das princesas. Em instantes as meninas abriram aquele enorme sorriso.

Mais à frente, a sala de luthieria. Ali sim estavam expostos os instrumentos. Os alunos viram o processo de regulagem e afinação de violões, e conheceram uma viola aberta. Alan mostrou a diferença de som entre um violão e uma guitarra, tocando algumas músicas. Com exceção da sonoridade do instrumento que estava sendo tocado, a sala estava um silêncio. As crianças estavam vidradas acompanhando o “pocket show” do guitarrista.

A parte final da excursão foi no escritório da PHX, onde também é o showroom de instrumentos com guitarras, baixos e violões em todas as paredes. De cara as crianças avistaram a parede com todos os instrumentos das linhas Marvel e Disney. Alan mostrou uma guitarra pronta para uso, como ela se encontra na loja de instrumentos. Eles ficaram fascinados, e testaram alguns violões.

Perto do fim da excursão, a PHX e School of Rock presentearam os alunos com um kit cada contendo par baquetas, palheta, chaveiro, bottom, pandeirinho e munhequeira a lá “punk rock”.

Aproveitando os instrumentos do showroom, o professor Murilo improvisou uma aula com os alunos, cantando e tocando Black Eyed Peas, Raul Seixas e Legião Urbana. Nesta última, Alan pediu bis e com um violão fez os riffs marcantes de Que País é Esse.

A volta para a AMHD não poderia ter sido diferente: “- tio, coloca rock!”. E a trilha sonora do percurso foi novamente o ACDC. Desta vez com a participação especial dos alunos acompanhando a bateria com os novos acessórios. Batucaram sem parar até a chegada no Brooklin.

Veja as fotos desta excursão em www.facebook.com/aimcc.

Sobre a Associação para Iniciação Musical da Criança Carente – AIM

A Associação Para Iniciação Musical da Criança Carente – AIM é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a promover projetos de iniciação e educação musical para crianças e adolescentes excluídos e pertencentes a comunidades carentes. Conheça mais nossos projetos: Associação para Iniciação Musical – AIM. Twitter: @aim_musical e Instagram: @aim_musical.

Sobre a Associação Maria Helen Drexel

A Associação Maria Helen Drexel – AMHD é uma organização civil que acolhe crianças e adolescentes, cujos direitos básicos tenham sido violados ou ameaçados, proporcionando proteção, assistência, saúde e educação visando o seu desenvolvimento. Mantém atualmente mais de 40 crianças e adolescentes em 5 lares substitutos, oferecendo estrutura familiar com o acompanhamento 24 horas de duas cuidadoras residentes, educação formal e atividades extracurriculares; atendimento psicopedagógico, terapêutico, educacional e toda a assistência necessária ao seu desenvolvimento, com atividades voltadas à manutenção dos laços familiares das crianças e das famílias biológicas.

Sobre a Phoenix Instrumentos

Phoenix Instrumentos: A PHX surgiu a partir da Music Instrumentos, hoje está presente em todo o Brasil, com mais de três décadas de know-how no Mercado Musical.

Após uma reestruturação, atualmente tem como principal filosofia a busca constante de produtos inovadores. Possui em seu catálogo um mix completo de instrumentos de corda, percussão e acessórios.

Os produtos PHX se destacam pelo acabamento, sonoridade e principalmente pela inovação em toda linha. Os desafios vão além do desenvolvimento de novos produtos, pois está sempre focada no rigoroso controle de qualidade, desde a seleção da madeira até o armazenamento e distribuição.

Os instrumentos são a maior expressão da nossa essência A PHX doa instrumentos à AIM.

Apoio: School of Rock São Paulo, Fábrica de Vídeo, Phoenix Instrumentos e Cisco do Brasil.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp