Metallica gasta mais do que ganha?

Quem levantou a discussão foram biógrafos da banda
Em 2000, o Metallica esteve em capas de jornais do mundo inteiro ao processar o serviço de compartilhamento de músicas Napster. O grupo conseguiu nos tribunais o direito de que seus direitos autorais fossem restritos à comercialização oficial de suas músicas.

Mas, 15 anos depois, o patrimônio do quarteto foi reduzido, e o grupo comandado por Lars Ulrich e James Hetfield está no vermelho. Pelo menos é o que garantem dois escritores. “Desde 2010, é provável que o Metallica já tenha perdido mais dinheiro do que ganhado”, dizem Paul Brannigan e Ian Winwood, os autores de “Into the Black”, uma biografia de dois volumes da banda lançada no final de 2014.

Em entrevista ao site The Weeklings, os autores afirmam que a situação da banda é justificada por escolhas financeiras “desastrosas”, como participações em festivais e a realização do filme “Through the Never”, lançado em 2013, que custou US$ 32 milhões e teve um retorno abaixo do esperado.

“Você pode facilmente entender por que a banda – por necessidade, e não por escolha – faz uma turnê pela Europa a cada verão”, disseram Brannigan e Winwood. “Ninguém está derramando lágrimas por pobreza, mas na última década sem dúvida suas margens de lucro foram achatadas.”

Ainda segundo os autores, a banda não estaria melhor hoje se tivesse se mantido em um “nível de popularidade” semelhante ao de outros grupos do metal, como Slayer ou Megadeth. “O Metallica sempre foi destinado a tentar dominar o mundo. O dinamismo e o talento de seus integrantes tornou impossível que eles fossem outra coisa senão o monstro que se tornaram. A única coisa incompreensível é a falta de músicas novas e, neste sentido, podemos dizer que em 2015 o Metallica é tanto uma marca quanto é uma banda, talvez até mais.”

As informações são do UOL.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!