Metallica gasta mais do que ganha?

Quem levantou a discussão foram biógrafos da banda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em 2000, o Metallica esteve em capas de jornais do mundo inteiro ao processar o serviço de compartilhamento de músicas Napster. O grupo conseguiu nos tribunais o direito de que seus direitos autorais fossem restritos à comercialização oficial de suas músicas.

Mas, 15 anos depois, o patrimônio do quarteto foi reduzido, e o grupo comandado por Lars Ulrich e James Hetfield está no vermelho. Pelo menos é o que garantem dois escritores. “Desde 2010, é provável que o Metallica já tenha perdido mais dinheiro do que ganhado”, dizem Paul Brannigan e Ian Winwood, os autores de “Into the Black”, uma biografia de dois volumes da banda lançada no final de 2014.

Em entrevista ao site The Weeklings, os autores afirmam que a situação da banda é justificada por escolhas financeiras “desastrosas”, como participações em festivais e a realização do filme “Through the Never”, lançado em 2013, que custou US$ 32 milhões e teve um retorno abaixo do esperado.

“Você pode facilmente entender por que a banda – por necessidade, e não por escolha – faz uma turnê pela Europa a cada verão”, disseram Brannigan e Winwood. “Ninguém está derramando lágrimas por pobreza, mas na última década sem dúvida suas margens de lucro foram achatadas.”

Ainda segundo os autores, a banda não estaria melhor hoje se tivesse se mantido em um “nível de popularidade” semelhante ao de outros grupos do metal, como Slayer ou Megadeth. “O Metallica sempre foi destinado a tentar dominar o mundo. O dinamismo e o talento de seus integrantes tornou impossível que eles fossem outra coisa senão o monstro que se tornaram. A única coisa incompreensível é a falta de músicas novas e, neste sentido, podemos dizer que em 2015 o Metallica é tanto uma marca quanto é uma banda, talvez até mais.”

As informações são do UOL.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp