Allan Holdsworth: 10 escalas essenciais para improvisar

Em um vídeo, o guitarrista Allan Holdsworth, que morreu no último domingo (16/04), fala sobre improvisação e 10 escalas essenciais

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Improvisação. Essa era uma das habilidades mais marcantes na carreira de Allan Holdsworth. Em um vídeo antigo, o guitarrista fala sobre improviso e as dez escalas que considera mais úteis para improvisar bem.

“Eu sabia que se quisesse improvisar além das mudanças de acordes, teria que conhecer todas as escalas que passam por eles”, Holdsworth diz no vídeo. O guitarrista fala que, como resultado desse estudo, descobriu que os acordes são apenas partes de escalas que estão sendo tocadas simultaneamente.

Holdsworth diz que a única coisa que faz uma escala ser diferente da outra é a separação dos intervalos e não a primeira nota a ser tocada. “Quando eu penso na escala, penso em começar pela nota mais grave disponível em meu instrumento, que é um Mi (E), ou pela mais aguda, que também é um Mi (E)”.

No vídeo, o guitarrista mostra dez escalas que se pode usar para quase qualquer coisa. A gravação não é só teórica, pois Holdsworth toca para exemplificar o que está falando em alguns momentos.  

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp