5 dicas para ser um colega de banda melhor

As cinco dicas para ser um colega de banda melhor são do compositor Daniel Reifsnyder

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Toda banda passa por problemas de convivência. Pode demorar para acontecer, mas é certo que situações chatas vão se apresentar para um grupo, afinal trata-se de um “casamento”, mas entre várias pessoas ao mesmo tempo.

Pensando em ajudar novas bandas que estão passando (ou vão passar) por isso, o compositor Daniel Reifsnyder escreveu um artigo com cinco dicas que ajudam a melhorar o relacionamento do grupo.

1.Sempre cumpra os horários

Uma das coisas que gera mais atrito entre membros de bandas é o descumprimento de horários. Chegar atrasado nos ensaios é uma falta de respeito com os colegas, que reservaram aquele tempo para se dedicar ao projeto, mas acabaram perdendo minutos preciosos porque alguém não chegou na hora.

O mesmo acontece em relação aos shows. Seja na hora da passagem de som ou da apresentação de fato, é importante chegar no horário que foi estipulado. Vale lembrar também que ninguém é babá de ninguém, então se o compromisso foi avisado uma vez, anote e esteja presente no horário certo.

2.Mantenha uma boa comunicação

Essa dica serve para todas as áreas da vida de qualquer pessoa. Mas trazendo para as bandas, a comunicação pode gerar problemas sérios. Ou melhor, a má comunicação pode gerar problemas sérios.

Crie meios de falar com os membros da banda, como grupos no Facebook e Whatsapp. Mas lembre: nada de falar sobre outros assuntos dentro desses espaços, eles são para discutir assuntos da banda.

Mas essa é só uma parte da comunicação. É muito importante manter as conversas cara a cara. Sempre marque reuniões pós ou pré ensaios para discutir temas que sejam necessários.

3.Se envolva ao máximo

Esse é um problema que destrói bandas. Quando algum integrante não está se dedicando ao projeto da mesma forma que os outros, é sinal que a parceria tem prazo de validade curto.

Pior ainda é quando apenas um ou dois se envolvem de verdade com a banda. Por isso, tenha certeza de que todos dentro do projeto estão se dedicando ao máximo, cada um na sua função.

4.Mantenha a paz

Não vale a pena brigar. É muito comum que existam momentos onde o tom de voz de alguém se eleve, mas essa é a hora de todos manterem a calma. ‘Segurar a onda’ em uma hora de nervosismo pode fazer a diferença entre resolver um problema e acabar a banda.

Além disso, tenha sempre em mente uma coisa: é melhor estar errado em paz do certo em guerra.

5.Não guarde queixas

Se você está insatisfeito com alguma situação, fale. Guardar as queixas para você mesmo é um péssimo hábito, pois as coisas vão acumulando até o momento em que tudo explode de vez.

É sadio criar uma dinâmica de conversas em grupo, para que todos possam ser ouvidos. Afinal, todo mundo tem alguma coisa do que se queixar em algum momento.   

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp