Stevie Ray Vaughan: 10 curiosidades sobre o guitarrista

Stevie Ray Vaughan morreu em um acidente de helicóptero em 1990

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Stevie Ray Vaughan foi um daqueles guitarristas que morreu muito cedo e deixou muitas saudades. Ele era, sem dúvida, um instrumentista que inspirava muitos outros músicos. Aliás, ele continua inspirando muita gente.

Como qualquer guitarrista icônico, muitas coisas sobre a vida dele são conhecidas pelo público enquanto outras nem tanto. Aqui, vamos abordar 10 curiosidades sobre Stevie Ray Vaughan.

  1. Primeira Inspiração

A primeira inspiração de Stevie Ray Vaughan foi o irmão, Jimmie. Foi ouvindo o irmão que o guitarrista começou a tocar ainda muito novo, aos sete anos.

  1. Stevie e o jazz

Apesar de ser conhecido como um dos maiores guitarristas de blues de todos os tempos, Stevie Ray Vaughan também tinha um pé no jazz. Guitarristas como Wes Montgomery, Django Reinhardt e George Benson influenciaram diretamente na forma de tocar dele.

  1. Stevie no baixo

Sim, ele também teve experiência tocando baixo. Durante um período muito curto, Stevie tocou baixo na banda do irmão. Ele fez audição para tocar o instrumento pois buscava novos desafios. A experiência com o baixo acabou quando os membros da banda ouviram ele tocando guitarra.

  1. Stevie na escola

Em 1972, Stevie Ray Vaughan largou a escola. Neste época, ele morava em Austin, no Texas, cidade que tinha muitas oportunidades para os músicos.

  1. The Rolling Stones

Em 1982, os Rolling Stones contrataram a banda Double Trouble, de Stevie Ray Vaughan, para tocar em uma festa particular em Nova Iorque.

  1. Uma força de Bowie

Já no início dos anos 1980, Stevie Ray Vaughan já fazia algum sucesso. Mas foi quando David Bowie o convidou para gravar o disco Let’s Dance, em 1983, que a carreira do guitarrista decolou.

  1. Que nota é essa?

Stevie Ray Vaughan nunca aprendeu teoria musical. Era comum, inclusive, ele compor músicas sem saber em qual tom estava tocando.

  1. Por trás de um grande músico, um grande produtor

No caso de Stevie Ray Vaughan, o grande produtor por trás do músico foi John Hammond. Ele, que já havia trabalhado com lendas como Bob Dylan e Leonard Cohen, foi o responsável por levar o guitarrista para a Columbia Records. Hammond também foi o produtor executivo do disco Texas Flood.

  1. Prêmios

Durante os anos, Stevie Ray Vaughan ganhou diversos prêmios, mesmo depois da morte em 1990. No entanto, o prêmio mais valioso conquistando pelo guitarrista foi o W.C. Handy Blues Foundation’s Entertainer of the Year award. Ele foi o primeiro artista branco a receber a condecoração, em 1985.

  1. Eric Clapton

Eric Clapton foi um dos últimos a ver Stevie Ray Vaughan vivo. Os dois tocaram no Alpine Valley Music Theatre junto Robert Cray, Buddy Guy e Jimmie Vaughan na noite em que Stevie morreu. Logo depois do show, ele entrou no helicóptero em direção a Chicago (EUA).

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp