Zakk Wylde: “Eu pensava que a pentatônica era o caminho mais fácil”

O guitarrista mudou de opinião ao ouvir John McLaughlin e Frank Marino
Zakk Wylde tocando guitarra ao vivo

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Zakk Wylde tem uma história de amor com a pentatônica – isso não é novidade para quem ouve seus solos com atenção, mas nem sempre foi assim. No início de sua trajetória, ele achava que a escala era o caminho mais fácil de tocar guitarra.

“As pessoas sempre associam a escala pentatônica a Angus Young, Jimmy Page ou Hendrix.  Até certo ponto, pensei que a escala pentatônica era o caminho mais fácil, mas, quando ouvi McLaughlin e Frank Marino, novas portas se abriram em relação ao que é possível fazer com cinco notas. É algo ilimitado”, diz Zakk em recente entrevista à revista britânica Total Guitar.

Ser autêntico é o segredo

O guitarrista, que já revelou que a autenticidade é a virtude mais importante de um músico, contou que simplesmente se negava a soar como outros instrumentistas.

“No final dos anos 1980, Malmsteen estava no auge. Então, como eu não queria soar como ele, fiquei longe de coisas como a escala menor harmônica e sweep picking. O mesmo valeu para Van Halen: evitar o tapping”.

Depois desse processo de eliminação, Zakk Wylde não tinha alternativa. “Tudo o que restou foi a pentatônica! Eu me forcei a ser criativo usando apenas essa escala. Por exemplo, duas notas por corda soam bem diferentes de três”, afirma. “Há várias maneiras diferentes de fazer o seu som. Pense nelas como se fossem temperos. É o seu próprio restaurante. É sua sopa. Divirta-se inventando suas próprias receitas!”.

Técnica x criatividade

O músico ainda declarou que a parte técnica requer uma conduta simples: repetição. Para um guitarrista em formação, é necessário praticar com insistência até os movimentos se tornarem naturais, sem exigir grande esforço. No entanto, a parte criativa exige uma entrega mais profunda. “David Gilmour faz essas mesmas cinco notas parecerem muito diferentes. O fato de ele não querer tocar como todo mundo é o que faz seus solos soarem tão perfeitos”, completa o guitarrista do Black Label Society.

Assista a uma videoaula de Zakk Wylde sobre a escala pentatônica:

https://www.youtube.com/watch?v=OLhI18GHF7I

Para ficar por dentro das novidades da carreira de Zakk Wylde, confira os links de suas redes sociais.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp