Guthrie Govan gravou estes incríveis solos em apenas um take

“Geralmente é mais fácil contar uma história”, garante o guitarrista
Guthrie Govan tocando guitarra

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Um dos mais admirados guitarristas da atualidade, Guthrie Govan recentemente comentou o processo de gravação dos (incríveis) solos em faixas do cantor Steven Wilson. Sim, eles foram feitos em apenas um take – e há um vídeo do YouTube para provar.

“Tenho certeza de que ‘Regret # 9’ foi gravada de uma só vez”, disse Govan ao portal Metal Wani. “Mas, do meu ponto de vista, não acho que há algo particularmente notável nisso. É apenas como a tarefa de fazer um ‘solo épico de guitarra’ sempre parece dar certo quando estou trabalhando com Steven. Meu solo na faixa ‘Drive Home’ foi feito da mesma maneira”, lembra.

Contar uma história

Os solos das músicas citadas são longos, mas isso não assustou Govan no estúdio. “Tenho certeza de que poderia ter feito um solo mais ‘perfeito’ se gravasse um lick de cada vez, mas, com essa abordagem, você sempre sacrifica algo em termos de fluidez”, analisa o guitarrista, que já revelou ser autodidata na guitarra.

“Quando me deparo com uma tela em branco de proporções ambiciosas, geralmente é mais fácil manter a continuidade e ‘contar uma história’ dentro do contexto de uma tomada ininterrupta. Esse tipo de solo precisa ser improvisado de uma só vez, em tempo real, caso contrário o produto acabado não terá um ‘arco narrativo’ coerente”, completa o instrumentista.

A prova do crime

Confira abaixo o registro da gravação do solo da faixa “Regret # 9”, do álbum Hand. Cannot. Erase., lançado por Steven Wilson em 2015.

A seguir, assista ao clipe da canção “Drive Home”, que integra o disco The Raven That Refused to Sing (and Other Stories), divulgado em 2013.

Guthrie Govan já figurou na capa da revista Guitarload no ano de 2013. Você pode conferir a entrevista exclusiva fazendo parte da plataforma Music Clan.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp