Joe Satriani fala sobre a influência da internet na música atual

"Ainda não conseguimos que os músicos sejam compensados", diz
Joe Satriani em uma nuvem de fumaça

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em uma recente entrevista à Bucketlist, Joe Satriani falou sobre a influência da internet na música atual. De acordo com o guitarrista, há prós e contras que devem ser analisados.

Dois lados diferentes

“A internet surgiu e ainda parece ser uma nuvem escura. Ainda não descobrimos como conseguir que os músicos sejam compensados. Estamos recebendo menos de um centavo pela música que é transmitida, é de matar”, afirma Satriani.

No entanto, ainda segundo o guitarrista, a internet deu aos músicos a chance democrática de ter uma audiência mundial instantaneamente.

“Se eu lançar ‘What Happens Next’ à meia-noite de uma segunda-feira, no minuto seguinte estará disponível para o mundo. Assim, a música pode ser ouvida por qualquer faixa etária que tenha acesso a um computador ou um celular. Isso é incrível para os músicos, pensar que eles podem espalhar sua arte de forma tão completa e rápida… Isso ajudou muito nas minhas turnês e aumentou meu público real”, revela.

Leia também:Ritchie Blackmore faz crítica a Joe Satriani

Singles vs. Discos

Na mesma entrevista, Joe Satriani também comentou a tendência dos novos artistas pops, que preferem lançar singles a dicos completos.

“Sabemos de muitas bandas que tiveram hits, e então isso matou a carreira deles. É uma coisa estranha que pode acontecer com o mundo da rádio pop e da televisão. A internet, no entanto, pode criar fãs duradouros, que não se importam com singles de sucesso. Eles realmente se importam com a sua música em um nível mais realista”, conta.

Com o intuito de ter carreiras reais e duradouras, Joe pensa que os artistas ainda precisam criar um corpo de trabalho, sendo respeitados por seus fãs e mantendo essa conexão. “Dessa forma, o músico pode trabalhar em um novo disco e, quando o lançar, todo o mundo saberá. Isso é inovador”, completa.

Fique por dentro das novidades sobre Joe Satriani por meio do site oficial do guitarrista.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp