Indústria da guitarra está crescendo, mostra estudo

Relatório da IBISWorld revela que evolução deve ser contínua nos próximos anos
Loja de guitarras

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Entre todas as manchetes terríveis envolvendo a guitarra elétrica, como a crise da Gibson e o suposto declínio do instrumento, uma notícia animadora vem à tona.

Um relatório da IBISWorld descobriu que a indústria da guitarra tem experimentado um crescimento sólido nos últimos cinco anos. Além disso, o estudo constatou que o mercado — que registrou uma taxa média de crescimento anual de 1,4% entre 2012 e 2017 — deve continuar em alta até 2022.

A Gibson não é parâmetro

Embora a revelação da crise da Gibson tenha deixado o mundo da guitarra em estado de alerta, não se tratava necessariamente de uma indicação do cenário geral. De acordo com a própria empresa, a falência surgiu em grande parte devido a atividades que não envolviam a produção de instrumentos. Conforme os documentos apresentados, as vendas das guitarras Gibson tiveram aumento no último ano.

Os números globais envolvendo o instrumento também estão em ascensão. Segundo a NAMM, as vendas de guitarras subiram 28% nos últimos 10 anos.

Onda de otimismo

Recentemente, a Fender reuniu em Nova York artistas, executivos de gravadoras e jornalistas para discutir o futuro da guitarra. Foram abordados temas como a Geração Z, as novas tecnologias e o entrelaçamento dos gêneros musicais. Como resultado, houve concordância unânime de que a guitarra continua sendo uma ferramenta musical poderosa e relevante.

“Nossos cérebros são conectados para saber apreciar o som de um instrumento de cordas”, declarou Matt Sweeney na oportunidade. “É um instrumento incrivelmente versátil, quase ilimitado em suas possibilidades”, disse o músico.

Embora o relatório da IBISWorld não seja totalmente positivo, já que aponta que as receitas da indústria americana de instrumentos teve queda considerando os últimos dez anos, ainda não é hora de discutir a “morte” da guitarra. Ao que tudo indica, o instrumento viverá por muitos e muitos anos.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp