Eric Johnson afirma que o mundo se cansou da “guitarra técnica”

"Tornou-se uma espécie de coisa esportiva”, diz o músico
Eric Johnson com uma guitarra Gibson Firebird

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Durante uma recente entrevista com a publicação Guitarist Magazine, Eric Johnson falou sobre o papel da guitarra na música atual. De acordo com o guitarrista, o instrumento se recalibrou para servir a arte em vez da técnica.

“Bem, acho que a ‘guitarra técnica’ trilhou um caminho natural, e as pessoas se cansaram disso. Tornou-se uma espécie de coisa ‘esportiva’… Quando algo assim acontece, é só uma questão de tempo para as pessoas se cansarem. Essa coisa ‘gratuita’ acaba se desvalorizando”, opina Eric.

A guitarra na atualidade

“Acho que está progredindo de maneira diferente agora. Creio que a abordagem da guitarra atualmente é mais para servir à música. Alguém teria de reinventar totalmente a maneira como abordamos a guitarra como um instrumento principal para realmente transformar a cabeça das pessoas hoje, porque eles ouviram os mesmos licks repetidas vezes por 60 anos”, diz.

“Originalmente, quando a explosão de grandes guitarristas aconteceu, acho que houve mais adesão em servir à música. Se você ouve Paul Kossoff no Free, ou Jeff Beck com Rod Stewart, ou Hendrix, enfim, definitivamente existe essa incrível musicalidade”, completa o instrumentista.

Leia também: Paul Gilbert fala sobre o declínio da guitarra

Revendo o passado

Eric Johnson ainda revelou que não consegue ouvir seu modo de tocar antigo com a mesma satisfação.

“Vi vídeos meus no YouTube em que estou abusando dos solos sem parar, e é como: ‘Ok, isso foi interessante por um minuto’… Estou tentando observar isso agora. Se você escolhe essa abordagem, deve ser musical e melódico, levando o solo a uma jornada e, talvez, obtendo algo único”.

O guitarrista ainda acredita que há espaço para solos, mas, ao mesmo tempo, novas portas podem ser abertas. “Há uma oportunidade agora para nós, guitarristas, olharmos onde podemos ser corajosos o suficiente para sermos únicos ou tentarmos coisas diferentes, realçando algo colorido e tornando isso tudo uma espécie de mudança”, finaliza.

Quer acompanhar as novidades sobre Eric Johnson? Então visite o site do guitarrista.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp