John McLaughlin revela que deu aulas de guitarra a Jimmy Page

John Paul Jones foi outro aluno do músico de jazz
John McLaughlin tocando ao vivo

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em recente entrevista, o guitarrista britânico de jazz John McLaughlin revelou que deu aulas de música a ninguém menos do que Jimmy Page e John Paul Jones, que fizeram história com a banda Led Zeppelin.  

“Page tinha 17 anos; eu, 18. O que ensinei a ele? ‘Você conhece este acorde, Jimmy?’. Não muito, mas nos tornamos amigos. Além disso, eu estava tocando com o John Paul Jones em um grupo de R&B, o Herbie Goins and the Nightimers. E eu ensinei harmonia a ele antes mesmo de o Zeppelin ser formado”, revela.

Na mesma entrevista, McLaughlin foi perguntado sobre como começou a tocar de forma tão rápida. Ele respondeu: “Eu acho que foi porque eu amava a bateria. Eu amo bateristas. Eles têm as mãos mais rápidas de todas. Ninguém pode tocar tão rápido quanto eles. Para mim, era uma pergunta: ‘O que o baterista está fazendo? Eu tenho que saber o que ele está fazendo’. Porque eu quero realmente acompanhá-lo, eu quero ficar ’cravado’ com o baterista”.

Sobre Frank Zappa

Em setembro, John McLaughlin falou sobre Frank Zappa, relembrando a turnê da banda Mahavishnu Orchestra com o grupo The Mothers of Invention no ano de 1973.

“Antes de tudo, Frank Zappa era louco, mas um músico muito bom. Eu tenho de lembrar que eu sou fã de The Mothers of Invention desde 1966, quando lançaram seu primeiro álbum. Você conhece esse disco Freak Out!? No minuto em que ouvi esse trabalho, me tornei um fã de Frank Zappa. É claro que, anos depois, eu o conheci…”, conta.

Não deixe de ler: Dweezil Zappa: “Recriar os timbres do meu pai é um desafio”

John McLaughlin apontou os lados positivos e negativos de Zappa. “Em primeiro lugar, ele era um músico muito bom, mas ele era um ditador em sua banda, lamento dizer (risos). Além disso, ele não era apenas um ditador, mas estava fazendo solos de guitarra muito longos. Solos de 10 a 15 minutos são um pouco chatos, ele realmente deveria ter optado por solos de dois ou três minutos. Em segundo lugar, ele era muito interessante como ser humano e compositor”, diz.

Que tal ficar antenado às novidades sobre a carreira de John McLaughlin? Então acompanhe o site oficial do guitarrista britânico.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp