Steve Vai inventa uma nova técnica de guitarra, o “joint shifting”

"Não é convencional e é realmente muito difícil", diz o guitarrista
Steve Vai tocando ao vivo [foto por Alison Toon]

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Durante recente conversa com a equipe da Music Radar, Steve Vai revelou que está desenvolvendo uma nova técnica de guitarra: o joint shifting.

“É quando você dá um bend com um dedo em uma nota e ataca uma segunda nota sem bend, então, enquanto as segura, você dá mais bends. Requer independência dos dedos. Segure as notas, dê bends e release bends enquanto tudo está soando ao mesmo tempo”, explica Vai.

Dificuldade do joint shifting

De acordo com o músico, a técnica tem alto nível de dificuldade, mas ainda pode ser aprimorada pela nova geração.

“O joint shifting não é convencional e é realmente muito difícil. Acabei de terminar uma música que tem muito disso. Mal posso esperar para que as pessoas ouçam, porque os jovens guitarristas podem levar a técnica a outro nível – o que seria bizarro!”, completa o instrumentista.

Leia também: Steve Vai rasga elogios a Jeff Beck

Livro sobre teoria

No início do ano, Steve Vai anunciou o lançamento de Vaideology: Basic Music Theory for Guitar Players. O primeiro livro de teoria musical do guitarrista é voltado tanto para iniciantes quanto avançados e dá um mergulho profundo nos fundamentos da teoria musical, incorporando exercícios práticos, diagramas, dicas, métodos de prática e várias formas de olhar para a música. O livro custa US$ 24.99 e ainda não tem data de lançamento no Brasil.

“Uma das perguntas que os estudantes de guitarra geralmente me fazem é: ’Quanta teoria musical realmente preciso saber?’. Minha resposta geralmente é: ‘Você não precisa entender a teoria da música para ser um instrumentista eficaz, mas entender o básico sempre ajudará’. Então escrevi um livro que acredito conter o básico da teoria musical que pode ajudar o aluno a ser musicalmente alfabetizado – e talvez muito mais”, disse Vai.

Quer mais informações sobre o livro Vaideology? Então acesse o site de Steve Vai.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp