Paul Gilbert revela qual música o obrigou a praticar muito antes de gravar

Paul Gilbert é um dos guitarristas mais técnicos do rock, mas até ele precisou se dedicar bastante para aprender uma música inusitada em sua carreira solo.
Foto: reprodução / YouTube

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Paul Gilbert é um dos guitarristas mais técnicos do rock. Embora seja bastante notável por integrar o Mr. Big, banda que obteve muito sucesso no início da década de 1990 com seu hard rock ganchudo e melódico, o músico também fez carreira com o Racer X, de sonoridade mais virtuosa e mantém uma produtiva carreira solo.

A aposta de Paul Gilbert em sua carreira solo ocorreu justo quando o Mr. Big entrou em hiato, no ano de 1997. Quando a banda voltou, em 1999, Gilbert já não fazia mais parte da formação: ele saiu e deu lugar a Richie Kotzen.

Além de estar sem paciência para os conflitos entre os integrantes, Paul Gilbert deixou o Mr. Big para voltar a se dedicar aos trabalhos mais virtousos. Logo em 1997, ele remontou o Racer X, mas começou a trabalhar, também, em uma carreira solo que, atualmente, já acumula 15 álbuns de estúdio lançados – o mais recente, “Behold Electric Guitar”, é deste ano de 2019.

Foi em uma música de seu primeiro álbum solo, “King of Clubs” (1998), que Paul Gilbert teve um de seus maiores desafios enquanto guitarrista. Em entrevista ao canal Guitar Interactive, transcrita pelo Ultimate Guitar, o músico destacou que “The Jig”, interpretação de uma composição original de Johann Sebastian Bach, fez com que ele tivesse “muito trabalho”.

Ouça:

“The Jig” tem, na verdade, um título adaptado da original “Gigue”, que representa uma composição de Bach conforme o ritmo da popular dança barroca do século 7, também chamada de gigue na França – em português, giga.

A versão regravada por Paul Gilbert é exatamente esta: “English Suite No. 2 in A Minor, BWV 807: VII. Gigue”. Ouça a seguir:

Vale destacar que Paul Gilbert lançou dois álbuns naquele ano de 1998: além de “King of Clubs”, ele divulgou “Flying Dog”. Em 1999, foi gravado o primeiro disco do Racer X após seu retorno, “Technical Difficulties”. Deste registro, outra instrumental também se destacou: a faixa-título.

“Acho que após fazer alguns trabalhos mais pop, eu só queria fazer algo mais pesado – e o Racer X era uma forma de fazer aquilo. Nossos discos dos anos 1980 foram gravados rapidamente, com tecnologia antiga. Eu achava que seria legal gravar um álbum novo, com mais tempo. Foi o primeiro álbum do Racer X com solos diferentes. Ali, não toco só os mesmos licks: tive a chance de trabalhar neles”, disse Gilbert, durante a mesma entrevista.

Ouça:

* Faça como Paul Gilbert e trabalhe duro para chegar ao seu objetivo na guitarra! Para te ajudar nisso, o Music Clan conta com cursos completos de guitarra, divididos em quatro módulos, além de diversas aulas específicas sobre temas como técnicas essenciais, montagem de setup, composição e mais. Conheça os cursos do Music Clan!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp