Os 10 melhores guitarristas de blues da atualidade, segundo o Music Radar

Guitarristas de blues são representantes de uma arte que, para muitos, está morrendo. Mas essa lista de nomes da atualidade mostra que ainda há uma sobrevida para o blues.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Guitarristas de blues são representantes de uma arte que, para muitos, está “morrendo”. Ao menos para os fãs mais saudosistas, o estilo está cada vez mais restrito e tende a não passar por atualizações, diferente de décadas anteriores.

Porém, uma lista do site Music Radar que apresenta os 10 melhores guitarristas de blues da atualidade, na visão de seu corpo editorial, pode fazer muitos fãs fervorosos do segmento mudarem de ideia. Há músicos incríveis fazendo bons trabalhos no gênero, seja com uma proposta de reinvenção ou prestando tributo aos nomes mais consagrados, do passado.

Vale destacar que o ranking é feito anualmente. Os critérios não são claros, mas é provável que não apenas o trabalho desempenhado no ano em questão, como, também, o “conjunto da obra” sejam considerados.

O primeiro colocado da lista é Chris Buck. “Se a mensuração de um guitarrista é sobre o quanto ele soa diferenciado em apenas algumas notas, Chris Buck é alguém bem especial. […] Não há ‘hype’ aqui. Buck é um jovem guitarrista que trabalha duro e de forma apaixonada pela música. Isso fala muito. Porém, seu estilo fluido fala mais alto, com um senso de emoção que assume uma qualidade vocal”, diz o texto do Music Radar.

Em segundo lugar, está Joe Bonamassa, que já entra em uma categoria de “veteranos”. Ele foi o vencedor da lista de 2018.

“Poucos estão trabalhando mais do que o sr. B no que diz respeito a ser o melhor guitarrista que puder. E poucos são tão generosos ao prestar tributo a suas inspirações – afinal, Joe chamou Eric Gales de ‘o melhor guitarrista de blues do planeta’. Em um ano incomum onde ele não lançou um álbum de estúdio, ele provou ser um dos melhores do blues ao vivo”, afirma a publicação.

Para fechar o pódio na terceira posição, está Samantha Fish. “Há algo em comum entre os músicos de blues: ética de trabalho levada a sério. Eles são incansáveis na missão de conquistar corações e mentes da maneira antiga – a melhor. Fish e sua banda estão percorrendo milhares de quilômetros na estrada e esse senso de retorno dos ouvintes alimenta a música dela. ‘Kill or Be Kind’ (álbum mais recente) é uma destilação disso e sua versatilidade como compositora e potente guitarrista, mas você precisa ver Samantha Fish ao vivo”, diz o site.

Veja, abaixo, os 10 melhores guitarristas de blues na atualidade, segundo o Music Radar (os comentários em inglês sobre todos os escolhidos estão disponíveis no site):

1) Chris Buck

2) Joe Bonamassa

3) Samantha Fish

4) Derek Trucks

https://www.youtube.com/watch?v=F86QQ96P3E4

5) Martin Harley

6) Gary Clark Jr

https://www.youtube.com/watch?v=YtvHOTMTLAk

7) Eric Gales

8) Christone ‘Kingfish’ Ingram

9) Kenny Wayne Shepherd

10) Laurence Jones

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp