Ibanez WH10V3: pedal wah favorito de John Frusciante ganha nova versão

O pedal Ibanez WH10V3 Wah está sendo lançado. Agora em sua terceira versão, o WH10 é notável por ser o wah favorito de John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O pedal Ibanez WH10V3 Wah está sendo lançado pela fabricante japonesa. Agora em sua terceira versão, o WH10 é notável por ser o wah favorito de John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers cuja volta à banda foi anunciada recentemente. Vale destacar que o produto, ainda indisponível no Brasil, também pode ser usado para baixo.

Como o original, o Ibanez WH10V3 conta com um circuito op-amp com feedback múltiplo, que impede redução do efeito quando o wah é acionado. Porém, há duas atualizações que podem ser consideradas melhorias. Além de contar com uma caixa de metal robusta no lugar do plástico do original, o produto passa a apresentar um recurso alterável de true/buffered bypass.

Além disso, o Ibanez WH10V3 conta com um knob de depth na lateral que controla o nível do efeito, além de um switch para a variação de frequência (350Hz – 2.2kHz para guitarra, 175Hz – 1.1kHz para baixo).

Confira uma demonstração do Ibanez WH10V3 Wah:

Em entrevista à Vintage Guitar no ano de 2009, John Frusciante explicou que usa o wah Ibanez WH10 desde 1991, quando gravou o álbum “Blood Sugar Sex Magik” com o Red Hot Chili Peppers. “Não acho que exista um wah melhor. Quando fizemos ‘Stadium Arcadium’ (2006), usei tantos wah em uma grande variedade, mas nenhum deles chegava perto deste Ibanez”, afirmou.

E por que Frusciante gosta tanto desse pedal? “Quero um wah que quando estiver em uma posição, uma nota vai ter feedback, e quando estiver em outra posição, outra nota vai ter feedback. Você tem mais variação com o Ibanez, porque a variação de frequência é mais ampla”, disse.

Curiosamente, John Frusciante também gostava de usar guitarras Ibanez, conforme relatou ao Music Aficionado, em 2016, com tradução do site JF Effects. “Quando entrei para o Chili Peppers pela primeira vez, a Ibanez me deu o pedal de wah junto com duas ou três guitarras. Usei as guitarras por um tempo, mas a banda – me refiro a Anthony (Kiedis, vocalista) e Flea (baixista) – foram totalmente contra. Quando passei a usar Stratocasters da Fender, destruí as Ibanez no palco só para deixá-los felizes, mas guardei o pedal de wah”, relatou.

* Guitarristas sempre estão atentos à montagem de seus efeitos. O Music Clan sabe disso e oferece, entre seus diversos cursos, um curso exclusivo de setup para a melhor construção de timbres. Conheça o curso de setup do Music Clan!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp