Joe Satriani precisou tirar Surfista Prateado da capa de ‘Surfing with the Alien’

Um dos álbuns mais populares do guitarrista Joe Satriani, 'Surfing with the Alien' foi relançado em 2019 em uma versão luxuosa no formato de vinil. Porém, ele precisou retirar o Surfista Prateado da arte da capa.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Um dos álbuns mais populares do guitarrista Joe Satriani, “Surfing with the Alien” (1987) foi relançado neste ano em uma versão luxuosa no formato de vinil. O material traz o registro original remasterizado, com um disco extra que apresenta todas as músicas sem os solos de guitarra.

O que chamou atenção, porém, é que o relançamento apresentou uma capa diferente. Na nova arte, um dos detalhes mais adorados dos fãs foi removido: a presença do Surfista Prateado, personagem dos quadrinhos da Marvel.

Há uma explicação por trás. Em comunicado direcionado à imprensa, Joe Satriani foi bem sincero ao revelar que a mudança foi feita “devido aos custos cada vez maiores para licenciar a arte do Surfista Prateado da Marvel”.

Vale lembrar que, na época em que “Surfing with the Alien” foi lançado, a Marvel não era essa grande potência que se tornou, hoje, graças aos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e produções anteriores em longa-metragens do Homem-Aranha e Quarteto Fantástico. Os personagens da editora eram populares, mas a empresa chegou a passar por crises financeiras para se restabelecer.

Não à toa, a Marvel vendeu os direitos cinematográficos dos X-Men e do próprio Quarteto Fantástico, entre outros personagens, para a Fox. O Homem-Aranha também foi comercializado neste ramo para a Sony. A retomada financeira só aconteceu mesmo nos anos 2000, com o sucesso do UCM e sua aquisição pela Disney.

Como não deu para usar o Surfista Prateado na capa de “Surfing with the Alien”, a solução foi trazer uma guitarra cromada atravessando o espaço colorido de fundo da arte original. Satriani gostou do resultado. “É como se ela sempre tivesse pertencido a esse lugar”, disse.

Veja, abaixo, a capa original e a arte da nova edição:

E por que Joe Satriani relançou “Surfing with the Alien” sem solos de guitarra? Nem ele queria fazer isso, pois não gostaria de revelar o que sempre achou que deveria ser um segredo. “Quando construo uma música do zero, é como uma alquimia musical. Eu admiro essas faixas por todo o trabalho envolvido”, afirmou.

Porém, ele se empolgou ao revelar todas essas gravações raras, que detalham o processo de composição de “Surfing with the Alien”. Ele destacou que nada foi regravado, apenas alguns instrumentos passaram por uma ligeira mixagem para compensar a falta de guitarras fazendo melodias ou solos. “Você pode tocar junto dessas faixas ou apenas apreciar as mixagens como estão”, disse.

A versão deluxe de “Surfing with the Alien” foi lançada com tiragem de apenas 3,5 mil cópias, nos Estados Unidos, e não consta nas plataformas de streaming. Já é raridade!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp