Gibson revela novas guitarras para NAMM 2020, com linhas de Slash, Iommi e mais

A Gibson divulgou todas as guitarras que vai lançar na NAMM 2020. Além de versões de instrumentos clássicos, a empresa também trabalhou em edições signature de músicos como Slash (Guns N' Roses), Tony Iommi (Black Sabbath) e Adam Jones (Tool).
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A Gibson divulgou todas as guitarras que vai lançar na NAMM 2020, próxima edição do tradicional evento da National Association of Music Merchants (NAMM), que acontece nos Estados Unidos nesta semana. Além de versões de instrumentos clássicos, a empresa também trabalhou em edições signature de músicos como Slash (Guns N’ Roses), Tony Iommi (Black Sabbath) e Adam Jones (Tool).

Modelos Flying V e Explorer estilo anos 70 ganharam novas versões, com braço fino e escalas em rosewood. A captação é burstbucker 70s tribute, cabeados à mão, com capacitores orange drop. O acabamento tem hardware cromado.

As novas guitarras 70s Flying V e Explorer da Gibson (Foto: divulgação)

Uma nova Les Paul Tribute, por sua vez, chega à Modern Collection, com captadores Humbucker e P-90. O valor já foi revelado: US$ 999 no exterior.

As novas Les Paul Standard 1960, da Gibson (Foto: divulgação)

Gibson Custom Shop

Já a Gibson Custop Shop lançou guitarras Les Paul Standard 1960, em comemoração aos 60 anos da edição original, em três versões: V1, V2 e V3, cada uma lançada em um terço do ano.

A V1, que chega no primeiro terço de 2020, traz as mesmas especificações dos modelos de 1959. Já a V2, prevista para o segundo terço do ano, traz braços mais finos, knobs diferentes e outros tipos de acabamento. Para fechar 2020, a V3 promete braços ainda mais finos.

As novas Les Paul Standard 1960, da Gibson (Foto: divulgação)

A Gibson Custom Shop também confirmou que relançará uma série de guitarras histórias, em vários acabamentos, como:

  • 1963 and 1964 Firebird V
  • 1964 SG Standard
  • 1965 Non-Reverse Firebird V
  • 1967 Mahogany Flying V
  • 1963 SG Special with Lightning Bar
  • Modern Les Paul Special Double Cut

Colaborações com artistas

Entre as edições signature, a Gibson confirmou que vai lançar uma coleção em parceria com o guitarrista Slash. A série, chamada Slash Collection, conta com guitarras e violões inspiradas que foram desenvolvidas com supervisão do músico do Guns N’ Roses.

A linha apresenta quatro guitarras Les Paul Standard, com tampo em maple AAA, corpo em mogno sólido e braço no formato C-shape. A captação é original Gibson, na versão SlashBucker, cabeados à mão, com capacitores orange drop. Cada uma tem detalhes específicos de acabamento.

As guitarras da Gibson Slash Collection (Foto: divulgação)

Já os violões, dois do modelo J-45 Standard, apresenta braço no formato C-shape, fingerboard com raio de 16 polegadas, captação LR BaggsTM VTC e outros detalhes de acabamento.

Os violões da Slash Collection, da Gibson (Foto: divulgação)

Tony Iommi, lenda do Black Sabbath, também passa a ter uma nova guitarra signature, desenvolvida pela Gibson Custom Shop. A 1964 SG Special de Iommi, repleta de modificações em sua versão original, foi replicada fielmente e ganhou o nome “Monkey”.

A limitadíssima Tony Iommi “Monkey” Gibson SG Special, com apenas 50 réplicas (Foto: divulgação)

Apenas 50 réplicas foram desenvolvidas: 25 para destros e outras 25 para canhotos. A nova guitarra reproduz a captação artesanal de potência reduzida e a ponte modificada com instalação próxima dos caps, entre outros detalhes. A Tony Iommi “Monkey” Gibson SG Special acompanha até mesmo a clássica correia em cruz do guitarrista.

AInda dentro das colaborações, a Gibson confirmou que vai lançar uma nova Trini Lopez Standard, inspirada no modelo do lendário cantor e guitarrista mexicano, e uma réplica da Les Paul Custom Silverburst 1979 de Adam Jones, do Tool.

Acoustic Custom Shop

Os violões Pre-war SJ 200 Rosewood, 1942 Banner J-45 Vintage Sunburst e 1960 Hummingbird Fixed Bridge Heritage Cherry Sunburst (Foto: divulgação)

Disposta a investir ainda mais nos violões, a Gibson confirmou que conta com uma nova Acoustic Custom Shop. A fabricante está sediada em Bozeman, Montana, Estados Unidos.

A nova subempresa contará com instrumentos de duas linhas: Historic (com modelos 1942 Banner J-45, 1942 Banner Southern Jumbo, 1934 Jumbo, 1936 Advanced Jumbo, 1939 J-55, 1952 J-185, 1957 SJ 200, 1960 Hummingbird, Pre-war SJ 200 Rosewood e mais) e Modern (com versões mais atuais, trazendo braços mais finos e outros detalhes, como J-45 Deluxe Rosewood e Songwriter Chroma).

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp