Tony Iommi revela qual foi sua primeira reação ao ouvir Eddie Van Halen

O guitarrista Tony Iommi, do Black Sabbath, revelou qual foi a sua primeira reação a ouvir Eddie Van Halen, com quem excursionou junto nos anos 70.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Tony Iommi, do Black Sabbath, revelou em entrevista ao canal da Gibson no YouTube qual foi a sua primeira reação a ouvir Eddie Van Halen, músico da banda Van Halen. Os dois grupos excursionaram juntos em 1978, quando o Sabbath estava em uma crise e o Van Halen aparecia para o mundo com seu revolucionário primeiro álbum de estúdio, autointitulado.

Durante a entrevista, Iommi batia um papo com o guitarrista Richie Faulkner, do Judas Priest, que destacou as inovações promovidas pelo próprio guitarrista do Black Sabbath ao longo dos anos. Depois disso, Faulkner citou que Eddie Van Halen também foi um visionário, ao usar captadores humbucker em uma guitarra Stratocaster, que, tradicionalmente, contava com single coils.

Iommi, então, comentou: “Essa é a questão de Eddie, ele é inovador. Ele inventou muita coisa e eu sempre vou me lembrar da turnê que fizemos com eles, por 8 meses, quando eles estavam começando. Era bem diferente, mas eu já pensava: ‘esse cara é muito bom'”.

O veterano do Black Sabbath pontuou que o colega continuou evoluindo, o que é ótimo. “Ele desenvolveu uma técnica e conseguiu fazendo as coisas dele, sempre experimentando e brincando com sua guitarra, fazendo mudanças e tudo o mais. Ele faz isso até hoje”, disse.

Por fim, Tony Iommi destacou que a indústria musical precisa de pessoas como Eddie Van Halen. “Porém, as empresas só querem investir em produtos pensando em vender”, afirmou, reforçando que muitas companhias não querem trabalhar em pesquisa e inovação.

Tony Iommi e Laney

O músico do Black Sabbath chegou a citar, nesta entrevista, uma situação envolvendo a Laney, fabricante de amplificadores. “Quando fomos desenvolver um amplificador, pedi para a Laney algo parecido com o treble booster que eu tinha. Eles responderam que não, pois o som ficava distorcido e os músicos queriam uma sonoridade limpa. Eu falei que queria, justamente, distorcido, e eles rebateram que, dessa forma, não venderia”, contou.

Foi necessário que Tony Iommi mostrasse, na prática, que eles estavam errados. “Alguns anos depois, eles voltaram a mim e tentaram retomar a ideia de construir o amplificador. Nós acabamos fazendo. É difícil, porque você precisaficar provando tudo antes que alguém tenha a mesma ideia”, disse.

A entrevista pode ser conferida, na íntegra, no vídeo a seguir (em inglês, sem legendas):

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp