As únicas 3 fotos oficiais de Robert Johnson, o homem que mudou o blues

Robert Johnson é uma das figuras mais emblemáticas da história da música. Em meio a tantas lendas envolvendo o pioneiro, faltam informações - e fotos dele.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Robert Johnson é uma das figuras mais emblemáticas da história da música. O cantor e guitarrista de blues morreu aos 27 anos, em agosto de 1938, mas deixou uma obra responsável por dar o devido padrão ao estilo, especialmente ao formato do blues de 12 compassos.

A morte prematura de Robert Johnson ocorreu após ele consumir uísque envenenado com estricnina pelo dono do bar onde estava se apresentando. Ele até se recuperou, porém, com a saúde fragilizada, contraiu uma fatal pneumonia.

Paralelamente à questão musical, lendas a respeito de Robert Johnson envolvem uma suposta venda de sua alma ao diabo em uma encruzilhada – o demônio, inclusive, teria transferido habilidades no violão para ele no meio desse “escambo”. Folclore à parte, pouco se sabe sobre o músico, até por ter falecido há quase um século, mas é de conhecimento geral que ele influenciou praticamente todo mundo do blues e até do rock, de nomes que vão de Eric Clapton, Led Zeppelin e Rolling Stones até White Stripes e Red Hot Chili Peppers.

Até então, apenas duas fotos oficiais de Robert Johnson eram de conhecimento público. Agora, foi divulgada uma terceira imagem, mantida em segredo até então por Annye Anderson, meia-irmã de Robert, que lançará um livro sobre ele, ‘Brother Robert: Growing Up With Robert Johnson’, no dia 9 de junho.

A imagem, revelada pela Vanity Fair, foi tirada em uma cabine fotográfica em Memphis, nos Estados Unidos, na década de 1930. “O lugar em que tiramos essa foto era bem próximo ao bar Pee Wee’s, onde ele compôs seus blues. Quando eu tinha 10 ou 11 anos de idade, entrei lá com minha irmã Carrie e o irmão Robert. Lembro dele carregando seu violão e dedilhando. Nessa cabine, você colocava uma moeda, puxava a cortina e fazia a foto. Não havia fotógrafo”, afirmou Annye Anderson.

Annye, claro, nega todas as lendas envolvendo Robert Johnson. “Eu lembro dele como uma pessoa aberta, generosa e gentil. Ele não era o homem de todas aquelas histórias: alcoólatra e brigão”, afirmou.

Veja, abaixo, a foto de Robert Johnson que foi mantida em segredo até então:

Confira, a seguir, as outras duas imagens oficiais do músico:

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp