Aprender instrumento musical melhora saúde mental de 89% dos adultos, revela estudo

Um estudo encomendado pelo Spotify mostra que aprender um instrumento musical pode trazer benefícios mesmo se são adultos que estão começando a tocar.
Foto: Le Minh Tuan @ VisualHunt.com / CC BY-NC-SA

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Um estudo encomendado pela plataforma de streaming Spotify mostra que aprender um instrumento musical pode trazer benefícios mesmo se são adultos que estão começando a tocar.

A pesquisa, realizada no Reino Unido durante o período de isolamento provocado pela pandemia, acompanhou o desenvolvimento de 400 adultos com ukuleles. A ideia era analisar se haveria melhora no humor dessas pessoas.

O preparo desses adultos com o instrumento musical ocorreu logo quando eles receberam seus ukuleles. Eles aprenderam a tocar ‘Home’, música de Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, e continuaram estudando até que tivessem condições de gravar uma música cover em grupo.

Depois de analisar a melhora no humor, a segunda etapa do estudo explorou como aprender um instrumento musical estimula o desenvolvimento de outros sentimentos.

Em ambos os casos, foi constatado que 89% dos adultos envolvidos foram agraciados com impactos positivos em saúde mental. Houve, inclusive, aumento peculiar nas sensações de relaxamento (56%), satisfação (48%) e paz (43%).

Além disso, um terço das pessoas ouvidas no estudo afirma que aprender um instrumento musical trouxe “senso de propósito na vida”. Outro dado interessante é que 75% do público diz que o instrumento é seu recurso pessoal para momentos em que busca se desestressar.

“Aprender o ukulele foi um grande desafio, mas, como qualquer outra coisa, você precisa, siga os conselhos e mantenha o foco. Não pensar no que está acontecendo no mundo lá fora ou ficar pensando em redes sociais foi extremamente gratificante e me deu um senso de propósito. Definitivamente vou continuar tocando ukulele”, afirmou Emma Cooke, uma das participantes do estudo.

U episódio de podcast ‘Where Is My Mind?’ fala um pouco mais sobre esse estudo. Ouça (em inglês, sem tradução):

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp