Por que Steve Howe, do Yes e Asia, trocou pedais de guitarra por pedaleira

O guitarrista Steve Howe, notável pelos trabalhos com o Yes e com o Asia, além da carreira solo, disse que trocou os pedais de efeito por pedaleira há um bom tempo e revelou o motivo.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Steve Howe, notável pelos trabalhos com o Yes e com o Asia, além da carreira solo, revelou em entrevista à Guitar World que não usa mais pedais de efeito. No lugar deles, o músico passou a utilizar pedaleira.

Durante o bate-papo, ele explicou o motivo. “Tenho ótimas guitarras, mas não uso aquela quantidade imensa de pedais. Usava bem no passado. Muitos achavam que se colocasse os pedais em um pedalboard, você não teria que montá-los sempre, não quebrariam ou soltariam tão fácil e você não tropeçaria. Tive pedalboards por anos, mas não tenho mais”, afirmou, inicialmente.

Howe comentou que o uso de pedais separados se tornou “ultrapassado” para ele. “Hoje em dia, meu equipamento é incrivelmente enxuto. Gosto de apertar um botão e mudar meu som radicalmente. Aperto um botão e tudo acontece de uma vez. Isso é como estar no céu”, declarou.

Em seguida, ele destacou que tem usado a linha de pedaleiras Helix, da Line 6. “A performance tem a ver com preparação. Demorou um tempo até que eu programasse tudo, mas a Line 6 Helix tem tudo que eu posso desejar. A Line 6 é uma das melhores empresas do ramo de guitarras e a linha Helix é incrível. Não tenho nada ruim a dizer sobre”, afirmou.

O músico pontuou que já usou vários tipos de pedais, como Big Muffs, Boomerang, wah-wahs diversos, entre outros. “Ainda tenho alguns deles, mas não uso. As pessoas se esquecem do mais importante: não é só sobre o guitarrista, a guitarra, os pedais, o amplificador, o microfone… também tem a ver com o técnico de gravação que você usa para gravar sua guitarra”, disse.

Steve Howe, então, conclui: “Dou crédito a quem é devido, pois há uma infinidade de sons para se tirar de uma gravação. A primeira coisa é quem está tocando e o que essa pessoa planeja apresentar. Isso segue por uma longa cadeia e termina no técnico de gravação sentado no estúdio”.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp