Kiko Loureiro revela qual a reação diferente que fãs tiveram com ‘Open Source’

O guitarrista Kiko Loureiro falou, em entrevista exclusiva à edição 107 da Guitarload, sobre a reação que os fãs tiveram após ouvir seu novo álbum solo, 'Open Source'. Trata-se do quinto trabalho de estúdio do músico fora de suas bandas de origem, como o Megadeth e o Angra.
Foto: Ifusha Kalina / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Kiko Loureiro falou, em entrevista exclusiva à edição 107 da Guitarload (clique aqui para ler a revista gratuitamente), sobre a reação que os fãs tiveram após ouvir seu novo álbum solo, ‘Open Source’. Trata-se do quinto trabalho de estúdio do músico fora de suas bandas de origem, como o Megadeth e o Angra.

Inicialmente, Kiko comentou que a reação tem sido “muito boa” e vários elogios foram feitos ao clipe da música ‘EDM (e-Dependent Mind)’, que retrata como a dependência por tecnologia tem afetado a vida das pessoas na atualidade. “O grande lance é passar uma mensagem, uma sensação, ainda mais nos tempos de hoje”, afirmou.

Em seguida, o guitarrista revelou que os comentários sobre ‘Open Source’ saíram um pouco dos clássicos “pô, legal” e “pô, toca pra c***lho”. “Sempre tem esses comentários, mas saiu disso e era a minha intenção tentar achar algo mais profundo musicalmente, para tocar as pessoas”, disse.

Dessa forma, as reações dos fãs passaram a ser um pouco diferentes dessa vez. “Vi comentários como ‘ouço direto, está me ajudando’, ou ‘está sendo a trilha sonora do meu dia, me ajuda a trabalhar, a dar forças’ ou ‘tá me deixando mais tranquilo’… sobre o lado mais psicológico que a música nos dá – e que todos temos, né?”, afirmou.

Por fim, Kiko conclui: “Quem gosta de música, quem toca, quem ouve, sabe que a música é uma grande companheira para vários momentos da vida. E é legal ouvir os comentários das pessoas falando que minha música, esse disco, está ajudando”.

* A edição 107 da Guitarload (agosto/setembro de 2020) traz entrevistas com Kiko Loureiro e Chris Cain (Bad Wolves), além de artigos especiais sobre o saudoso Zezinho, da Explend Amplificadores, e o turismo musical em Nashville, nos Estados Unidos. Clique aqui para ler a edição 107 da Guitarload – é de graça, mas por tempo limitado.

Sobre ‘Open Source’, de Kiko Loureiro

‘Open Source’, o novo álbum de Kiko Loureiro, foi financiado em uma campanha de crowdfunding, onde fãs investem valores para adquirir não só o disco em diferentes formatos (CD, download digital e LP), como, também, uma série de pacotes oferecidos pelo músico, que vão desde as guitarras usadas na gravação do disco até ligações em vídeo com ele.

Ouça a seguir, via Spotify:

Ao todo, o álbum apresenta 11 faixas que contam com Kiko Loureiro na guitarra e dois ex-colegas de Angra na cozinha: Felipe Andreoli no baixo e Bruno Valverde na bateria. A esposa de Kiko, Maria Ilmoniemi, participa com teclados. Há, ainda, as colaborações dos guitarristas convidados Marty Friedman (ex-Megadeth), em ‘Imminent Threat’, e Mateus Asato, em ‘Liquid Times’.

Em comunicado, Kiko Loureiro explicou que o conceito de ‘Open Source’ está ligado ao termo que o intitula – algo como “código aberto” em tradução livre. A expressão é usada para definir softwares onde a fonte original é disponibilizada de forma gratuita, podendo ser redistribuído e modificado.

A ideia, inclusive, foi aproveitada pelo guitarrista em sua campanha de financiamento coletivo. Além de estar vendendo as tablaturas de todas as músicas para serem tocadas na guitarra (por US$ 50 ou R$ 245, na cotação atual), Kiko vai liberar gratuitamente o material em pistas de gravação separadas para que outros músicos façam suas versões em cima do instrumental disponibilizado.

Veja, abaixo, a capa de ‘Open Source’, feita por Gustavo Sazes, e a tracklist:

  1. Overflow
  2. EDM (E-Dependent Mind)
  3. Imminent Threat (com Marty Friedman)
  4. Liquid Times (com Mateus Asato)
  5. Sertão
  6. Vital Signs
  7. Dreamlike
  8. Black Ice
  9. In Motion
  10. Running with the Bulls
  11. Du Monde

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp