Guilherme Held: guitarrista de Criolo, Maria Gadú e mais lança o álbum solo ‘Corpo Nós’; ouça

O guitarrista paulista Guilherme Held, conhecido por trabalhos com artistas como Criolo, Maria Gadú, Tulipa Ruiz e outros, lançou seu primeiro álbum solo, 'Corpo Nós', nas plataformas digitais.
Foto: José de Holanda / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista paulista Guilherme Held, conhecido por trabalhos com artistas como Criolo, Maria Gadú, Tulipa Ruiz e outros, lançou seu primeiro álbum solo nas plataformas digitais. O disco é intitulado ‘Corpo Nós’ e também foi produzido por Held.

Vários artistas que já trabalharam com o guitarrista no passado fizeram participações no disco. Entre eles, estão Criolo, Tulipa Ruiz, Juçara Marçal, Mariana Aydar, Filipe Catto, Curumin, Fernando Catatau, Kiko Dinucci, Iara Rennó e mais.

Ouça ‘Corpo Nós’ a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir sua plataforma favorita.

‘Corpo Nós’ é um lançamento da YB Music e tem direção artística do músico e compositor Rômulo Fróes (Passo Torto, Clube da Encruza). De caráter experimental, o álbum traz influências de várias vertentes do rock vintage e psicodélico, além do soul e da música tradicional brasileira e de outros países e continentes, como a africana.

A faixa ‘Sorongo’, por exemplo, é descrita no material de divulgação como “um instrumental dançante com influência da música africana, que recebeu um arranjo criado especialmente pelo baiano Letieres Leite, criador da Orquestra Rumpilezz”. A também instrumental ‘Pingo D’água’, por sua vez, traz contribuição de Lanny Gordin e é citada como “um improviso radical desenvolvido pelo mestre e seu discípulo, com afinações diferentes e fita rodando em backwards”.

Outro ponto curioso apontado pelo material de divulgação é que Guilherme Held usa uma guitarra Gibson 335 de 12 cordas, mas que ele toca com 6 cordas.

Uma listagem mais completa menciona que Guilherme Held já trabalhou com Criolo, Thalma de Freitas, Kiko Dinucci, Curumin, Rubel, Péricles Cavalcanti, Tulipa Ruiz, Fernando Catatau, Nuno Ramos, Eduardo Climashauskas (Clima), Alice Coutinho (letrista de Corpo Nós), Juçara Marçal, Filipe Catto, Maria Gadú, Juliana Perdigão, Beto Bruno, Mariana Aydar, Kika, Marcelo Pretto, Dante Ozzetti, Thiago França, Gustavo Ruiz, Bixiga 70 (Cuca Ferreira, Daniel Gralha, Douglas Antunes), Daniel Ganjaman, Dudu Tsuda, Rodrigo Campos, Sérgio Machado, Fábio Sá, André Lima, Dustan Gallas e Marcelo Cabral, entre outros.

Álbuns como ‘Convoque Seu Buda’ (Criolo), ‘Milton Nascimento e Criolo’ (2020), ‘Besta Fera’ (Jards Macale), ‘Bahia Fantastica’ (Rodrigo Campos), DVD ‘Criolo e Emicida’ e ‘No Chão Sem o Chão’ (Romulo Fróes) trazem a participação de Held. Em parceria com BiD (Afrociberdelia, Chico Science), ele também produziu e tocou guitarra na série ‘Milton e o Clube da Esquina’.

Guilherme Held – ‘Corpo Nós’

  • Produzido por Guilherme Held
  • Direção Artística: Romulo Fróes
  • Faixas Corpo Nós, Isso é o que se diz irmão, Bem maior que o mundo, laço de fita, Rosa bela, Tempo de ouvir o chão, Pingo D’água, Sorongo, O que eu quero ser, Pra bem perto de Mim, Pólvora, O Alvo, Me conta o vento e Cura: gravadas por Guilherme Held no Estúdio Held.
  • Faixas Direito humano, Manhã da vida e O Homem Triste e overdubs em Corpo Nós, Isso é o que se diz irmão, Bem maior que o mundo, Rosa bela, Tempo de ouvir o chão, O que eu quero ser, Pólvora, O alvo e Cura: gravadas por Carlos “Cacá” Lima nos estúdios YB.
  • Faixas Pra bem perto de mim e Laço de Fita: gravadas no Estúdio Minduca.
  • Faixa Sorongo: overdubs no Estúdio Casa das Máquinas por Tadeu Mascarenhas
  • Assistentes de gravação: Pedro Vinci, Fernando Rischbieter.
  • Gustavo Lenza mixou as faixas Corpo nós, Tempo de ouvir o chão, O alvo, Sorongo, Me conta o vento, Pólvora, Direito humano, Cura e Isso é o que se diz irmão
  • Carlos “Cacá” Lima mixou as faixas Bem maior que o mundo, Laço de fita, Rosa bela, O que eu quero ser, Pra bem perto de mim, O homem triste, Manhã da vida
  • Masterizado por Felipe Tichauer
  • A&R: Maurício Tagliari
  • Label manager: Benoni Hubmaier
  • Projeto gráfico e arte: Diego Max

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp