‘Tears in Heaven’: o hit de Eric Clapton inspirado pela trágica morte de seu filho

A balada ‘Tears in Heaven’ se tornou um dos maiores clássicos do repertório de Eric Clapton. Entretanto, a história por trás da bela música foi inspirada em uma tragédia: a morte do filho do guitarrista, Conor Clapton, aos 4 anos, após cair do 53º andar de um prédio em Nova York, em 1992.
Foto: reprodução / Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A balada ‘Tears in Heaven’ se tornou um dos maiores clássicos do repertório de Eric Clapton. Entretanto, a história por trás da bela música foi inspirada em uma tragédia: a morte do filho do guitarrista, Conor Clapton, aos 4 anos de idade, após cair do 53º andar de um prédio em Nova York, em 20 de março de 1991.

Apesar do infeliz contexto que inspirou a composição, a emocionante faixa, composta por Clapton e Will Jennings, alcançou o topo das paradas e rendeu prêmios ao guitarrista. Além disso, ‘Tears in Heaven’ também foi incluída na trilha sonora do filme ‘Rush – Uma Viagem ao Inferno’ (1991) e apareceu no álbum acústico ‘Unplugged’ (1992).

A morte de Conor Clapton

Foto: reprodução / Pinterest

A história que inspirou ‘Tears in Heaven’ começou a se desenhar na manhã do dia 20 de março de 1991. A essa altura, Eric Clapton já estava separado da modelo italiana Lory del Santo, com quem teve um filho, batizado de Conor Clapton.

Embora a relação tenha chegado ao fim, Lory e Conor foram visitar o músico em Nova York, para que Eric pudesse passar mais tempo com seu filho.

A programação do dia começaria pela manhã, incluindo um divertido passeio pelo zoológico. Dessa forma, Eric Clapton combinou de encontrar a ex-esposa e o filho no prédio em que estavam hospedados, no 53º andar da rua 57, em Manhattan.

Lory se arrumava para o passeio e pediu para a babá ficar de olho em Conor, que havia completado 4 anos em agosto do ano anterior. O menino corria de um lado para o outro, brincando de se esconder no apartamento. Nesse meio-tempo, o zelador avisou a babá que estava limpando as janelas, por isso, ficariam abertas.

Sem saber do perigo iminente, a babá perdeu de vista o pequeno Conor, que acabou correndo em direção à abertura. Por volta das 11h, Conor Clapton despencou da janela do apartamento.

Ao saber do ocorrido, Lory entrou em pânico e desmaiou. Eric Clapton, por sua vez, entrou em depressão e ficou recluso por vários meses.

A composição de ‘Tears in Heaven’

Foto: Jill Furmanovsky / Star File / site oficial de Eric Clapton

“Você saberá o meu nome se eu te encontrar no paraíso?”, pergunta o primeiro verso de ‘Tears in Heaven’. A triste e bonita canção foi escrita por Clapton em parceria com o letrista Will Jennings, que também compôs os versos de ‘My Heart Will Go On’, tema do filme ‘Titanic’ e famosa na voz de Céline Dion.

Segundo Clapton, a melodia surgiu rápido em sua cabeça. Porém, o guitarrista só foi capaz de sentar e escrever a música cerca de 9 meses depois da tragédia.

Anos depois, no documentário ‘Eric Clapton: A Life in 12 Bars’ (2017), o músico conta que a composição foi dolorosa. “Escrevi ‘Tears in Heaven’ para mim porque me sentia terrivelmente mal”, assume.

A canção traz um dos mais belos solos do Slowhand, abusando das influências do blues. A harmonia, por sua vez, tem certa influência de jazz, com progressões mais elaboradas. Tudo isso em um clima bem melancólico, como a história pedia.

Eric Clapton emplaca um hit

Foto: reprodução / YouTube

‘Tears in Heaven’ foi lançada, inicialmente, em 1991, como parte da trilha sonora do filme ‘Rush – Uma Viagem ao Inferno’, dirigido por Lili Fini Zanuck. No ano seguinte, saiu como single e também ganhou uma versão acústica no show ‘MTV Unplugged’, produzido para a MTV.

O sucesso gigantesco de ‘Tears In Heaven’ pode ser traduzido em números. O single da faixa em sua gravação de estúdio, liberado no início de 1992, chegou ao segundo lugar das paradas dos Estados Unidos e ao quinto no Reino Unido, além do topo no Canadá e no Japão. Na terra do Tio Sam, o compacto obteve disco de platina, por vender mais de um milhão de cópias.

O álbum lançado com a gravação do show acústico para a MTV, intitulado apenas ‘Unplugged’, é o disco mais vendido da carreira de Eric Clapton e da série da emissora americana. Somente nos Estados Unidos, teve mais de 10 milhões de cópias comercializadas, obtendo certificação de diamante por lá, assim como no Canadá, e platina múltipla no Reino Unido, Austrália, Japão e vários outros países.

Além disso, ‘Tears in Heaven’ trouxe, especificamente, três prêmios Grammy para Clapton em 1993: Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Masculina. Fora que o ‘Unplugged’ também levou o prêmio por Álbum do Ano.

Hoje em dia, com pouco mais de 175 milhões de reproduções no Spotify, ‘Tears in Heaven’ é a terceira faixa mais popular de Eric Clapton na plataforma. No YouTube, o videoclipe oficial tem 86 milhões de visualizações, sendo, também, o terceiro mais visto do guitarrista no site de vídeos.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp