Tom Morello revela os 4 únicos pedais que ele usa há 30 anos

Quais são os pedais de Tom Morello? E por que ele é acusado de encher suas músicas de efeitos? O guitarrista rebateu essa alegação e revelou quais os únicos quatro pedais de efeito que usa desde o início da carreira.
Foto: Fender / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Quais são os pedais de Tom Morello? E por que ele é acusado de encher suas músicas de efeitos?

Morello é conhecido pelas sonoridades que consegue tirar de sua guitarra, com base nos efeitos de seus pedais. Desde os tempos iniciais de Rage Against the Machine, passando pelo Audioslave e pelos outros projetos, até os dias de hoje, o músico é famoso por essa característica.

Apesar de parte do público criticá-lo por supostamente usar vários efeitos e depender demais deles, Tom reforçou, em recente entrevista à ‘Guitar World‘, que essa não é a sua única virtude. O guitarrista disse, inclusive, que só usa quatro pedais desde que começou sua carreira na música.

Os pedais de Tom Morello

Em sua declaração, Tom Morello apontou:

“Tenho sido acusado inúmeras vezes de usar uma tonelada de efeitos, mas uso os mesmos quatro pedais há 30 anos. São eles: um wah, um Whammy, um delay e um phaser. Trata-se apenas de encontrar diferentes aplicações para as mesmas coisas.”

Embora não tenha detalhado seu setup na entrevista à ‘Guitar World’, o músico já mostrou detalhes do equipamento em outras ocasiões. Diversas referências apontam que os pedais de Tom Morello são:

  • Dunlop Cry Baby Wah;
  • Digitech WH-1 Whammy;
  • Boss DD-2 Digital Delay;
  • MXR Phaser.

O drive usado pelo músico é oriundo de um cabeçote Marshall JCM800, usado em um amplificador Peavey 4×12. Há outras referências que destacam um ou outro pedal adicional, como o DOD FX40B Equalizer (como boost para solos) e Boss TR-2 Tremolo (usado em situações específicas).

(Arte via Pinterest)

Guitarra ainda permite evoluções

Ainda durante o bate-papo, Tom Morello defendeu que ainda há muitos sons para se explorar da guitarra. “A guitarra elétrica é um instrumento relativamente novo no planeta. É apenas um pedaço de madeira com seis cordas e algumas partes eletrônicas, mas você pode manipular isso”, disse.

Foi essa concepção que ele adotou ao criar novos sons com o Rage Against the Machine. “Assim que fui revelado no Rage, era tipo: ‘sou o DJ da banda, mas em vez de samplear, vou usar minhas mãos para criar um novo vocabulário na guitarra’. Minhas influências eram Dr. Dre, Jam Master J e um passeio pelo zoológico, sabe?”, declarou.

Por fim, Morello concluiu: “O combo dos riffs pesados e grandiosos de Black Sabbath e Led Zeppelin com esses barulhos R2-D2 (robô de ‘Star Wars’) fez com que eu encontrasse minha voz no instrumento. Não havia mais ninguém desse tipo”.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp