Joe Satriani revela como era dar aula para um Steve Vai de apenas 12 anos

Joe Satriani relembrou, em entrevista, de quando dava aulas de guitarra para Steve Vai. Mesmo com apenas 12 anos, Vai acabou ensinando, involuntariamente, uma lição fundamental para Satriani: nunca se acomodar.
Foto: reprodução / Pinterest

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A amizade entre Joe Satriani e Steve Vai existe há muito, muito tempo. Bem antes de ambos os guitarristas ficarem famosos e tocarem juntos em vários projetos, Satriani chegou a ser professor de Vai.

Em entrevista ao podcast ‘Behind the Vinyl’, com transcrição do Ultimate Guitar, Joe Satriani se relembrou de quando era professor de guitarra de Steve Vai. Na época, Vai tinha cerca de 12 anos, enquanto Satriani, um pouco mais velho, estava na faixa dos 15 ou 16.

O início de tudo

“Eu tinha acabado de fazer 15 anos, eu acho, e Steve me viu tocando em uma banda colegial. Acho que eu estava dando aula para um amigo dele, John Sergio, e ele literalmente apareceu na minha casa do nada. Mas ele não morava longe, estava a um quilômetro e meio de distância.”

O cenário em que Steve Vai bateu na porta da casa de Joe Satriani foi um tanto peculiar:

“Ele chegou com uma guitarra sem cordas em uma mão. Na outra, um pacote de encordoamento. Era tipo: ‘você pode me ensinar como tocar?’. Ele estava tão empolgado, era tão bom, aprendeu tão rápido… era impossível acompanhá-lo.”

Perceber que Vai aprendia tão rápido foi uma boa lição para Satriani, diga-se de passagem.

“Foi um bom aprendizado para eu ter desde o início. Se você tem bandas na escola, seus amigos ficam falando que você é ótimo, então, você pensa isso. E só precisa de um garoto de 12 anos aparecendo na sua porta para você pensar: ‘oh, talvez eu não seja tão bom, talvez esse garoto aqui seja ótimo’. É melhor descobrir isso cedo do que quando tem 30 anos de idade, pois você recupera mais cedo quando é jovem.”

Quando Steve Vai atingiu o nível de Joe Satriani

Depois de aproximadamente dois anos, Steve Vai já tinha o mesmo domínio da guitarra que Joe Satriani. Foi aí que a relação entre os dois ficou mais divertida: eles simplesmente passaram a tocar e treinar juntos.

“Na época, não havia internet, nem TV à cabo, então não havia muito rock para se conferir. Era difícil ver músicos de rock tocando guitarra. Você ia a alguns shows e só. A parte boa disso é que tínhamos muito tempo ininterrupto para tocarmos uns com os outros. E depois de dois anos de aulas, Steve e eu sentávamos de costas um para o outro no quintal e tocávamos, apenas improvisando, sem amplificadores, só para ver até onde poderíamos ir.”

Dessa forma, a ambição de Vai e Satriani fazia com que os dois evoluíssem bastante no instrumento.

“Acabamos virando companheiros. Nós queríamos nos tornar músicos incríveis, mas não tínhamos ideia como isso aconteceria. Claro, queríamos virar rockstars. Éramos jovens de Long Island que queriam morar o mundo.”

* Você está em busca de evolução na guitarra? O Music Clan oferece uma série de cursos para guitarristas que vão desde os estágios mais básicos aos avançados. Acesse o site e conheça!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp