Os 10 melhores solos de guitarra em 2020, segundo a ‘Guitar World’

A revista 'Guitar World' fez uma lista com os 10 melhores solos de guitarra em 2020. Nomes como Steve Vai, Joe Satriani, Jared James Nichols, Joe Bonamassa e Kiko Loureiro entraram para o ranking.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A revista ‘Guitar World’ fez uma lista com os 10 melhores solos de guitarra em 2020. Como o título já indica, foram consideradas, obviamente, apenas músicas lançadas no ano em questão.

Em seu texto introdutório, a publicação destacou que guitarristas veteranos como Joe Satriani e Steve Vai se notabilizaram em 2020 por “ainda forçarem os limites dos instrumentos”. “Joe Satriani expressa um senso de nostalgia, enquanto Steve Vai busca marcas pessoais ao tentar algo novo e ousado”, diz.

Nomes mais contemporâneos, como Jared James Nichols e Joe Bonamassa, foram exaltados por apresentarem “uma energia nova para assumir a vaga dos mais antigos do blues”.

No primeiro lugar da lista de melhores solos de guitarra em 2020, está o solo para ‘Welcome to the Empire’, música lançada pelo Firewind, banda do guitarrista Gus G. A ‘Guitar World’ aponta que o artista gravou um solo condizente com o ano em que perdemos Eddie Van Halen, com grande técnica de tapping e busca por melodia. “É como se o Cirque du Soleil coreografasse os dedos dele”, diz.

O segundo lugar entre os melhores solos de guitarra em 2020, segundo a revista, é ‘Threw Me to the Wolves’, de Jared James Nichols. “Não há atalhos para reproduzir o estilo blues rock de Jared James Nichols. Você precisa trabalhar em seus bends, estar confortável com alto volume. Se você usar uma palheta, queime-a. Não é necessário”, afirma a publicação.

‘Why Does It Take So Long to Say Goodbye’, de Joe Bonamassa, fecha o pódio dos melhores solos de guitarra em 2020, ficando em terceiro lugar. “Todos sempre falam tanto da quantidade de guitarras que Joe Bonamassa possui. Isso às vezes atrapalha o fato de que esse homem poderia tirar uma melodia de qualquer coisa. Jogue um conjunto de cordas em uma tábua e este homem conseguirá uma reviravolta em um blues na tonalidade de A”, diz o texto.

E tem brasileiro em sexto lugar na lista: Kiko Loureiro, com ‘Imminent Threat’, gravada ao lado de Marty Friedman, seu antecessor de Megadeth. “O crossover do ano trouxe os shredders de passado e presente do Megadeth unindo forças em um metal instrumental de alta categoria. As guitarras aqui trazem uma grandeza cinematográfica e uma sensação de dramaticidade com alguns dos melhores fraseados musicais desse e de qualquer outro ano”, declara a ‘Guitar World’.

A lista completa está disponível a seguir. Os comentários, em inglês, podem ser lidos na íntegra no site da revista.

Os 10 melhores solos de guitarra em 2020

10. Plini – I’ll Tell You Someday

9. Joe Satriani – Nineteen Eighty

8. Steve Vai – Candle Power

7. Ozzy Osbourne – All My Life

6. Kiko Loureiro – Imminent Threat (feat. Marty Friedman)

5. John Petrucci – Temple of Circadia

4. Andy James – Die a Devil

3. Joe Bonamassa – Why Does It Take So Long to Say Goodbye

2. Jared James Nichols – Threw Me To The Wolves

1. Firewind – Welcome to the Empire

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp