Paul McCartney lança o álbum ‘McCartney III’, onde toca tudo e ainda é o produtor; ouça

O músico Paul McCartney lançou o novo álbum solo 'McCartney III'. O disco, que sai pela Universal Music, traz o lendário Beatle assumindo todos os instrumentos e composições, além da produção, em meio ao isolamento causado pela pandemia.
paul maccartney
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O músico Paul McCartney lançou o novo álbum solo ‘McCartney III’. O disco, que sai pela Universal Music, traz o lendário Beatle assumindo todos os instrumentos e composições, além da produção, em meio ao isolamento causado pela pandemia.

Ouça a seguir, via Spotify:

O ano de 2020 marca 50 anos desde que Paul McCartney lançou seu primeiro autointitulado álbum solo, ‘McCartney’ (1970). Com Paul tocando todos os instrumentos e escrevendo e gravando cada música, o charme sem esforço só cresceu em estatura e influência ao longo do tempo.

A chegada do disco ‘McCartney’ no topo das paradas significaria não apenas um renascimento criativo para Paul, mas também como um modelo para gerações de músicos indie e lo-fi que buscam imitar sua vibração caseira aconchegante e melodias atemporais, incluindo ‘Maybe I’m Amazed’, ‘Every Night’ e ‘The Lovely Linda’.

Após passar a década de 1970 com a banda Wings, que também fez sucesso, o músico retornou ao formato 100% solo no álbum ‘McCartney II’ (1980), que viria a ser considerado como um clássico atípico, com sucessos como ‘Coming Up’, ‘Temporary Secretary’ e ‘Waterfalls’.

Nos anos 1980, Paul recomeçou em carreira solo, mas acompanhado de banda. Ele lançou álbuns como ‘Tug of War’, ‘Flowers in the Dirt’, ‘Pipes of Peace’, ‘Flaming Pie’, ‘Memory Almost Full’ e ‘New’, além de fazer turnês em estádios. ‘Egypt Station’, o disco mais recente até então, é de 2018.

Apesar da pausa causada pela pandemia, Paul McCartney não tinha planejado lançar um álbum em 2020. Em isolamento, ele logo se viu desenvolvendo alguns esboços musicais existentes e criando outros novos.

Em pouco tempo, uma coleção eclética de canções espontâneas se tornaria ‘McCartney III’: um trabalho despojado, autoproduzido e, literalmente, solo, marcando a abertura de uma nova década, na tradição de ‘McCartney’ dos anos 1970 e ‘McCartney II’ dos anos 1980.

A gravação de McCartney III

Gravado no início deste ano em Sussex, ‘McCartney III’ é construído principalmente a partir de takes ao vivo de Paul nos vocais e guitarra ou piano, overdubbing de seu baixo, bateria, etc sobre essa base.

O processo começou quando Paul voltou a uma faixa inédita do início dos anos 90, ‘When Winter Comes’ (coproduzida por George Martin). Paul McCartney criou uma nova passagem musical, dando origem à abertura do álbum ‘Long Tailed Winter Bird’ — enquanto ‘When Winter Comes’, com a nova introdução ‘2020 Winter Bird’, se tornou o grand finale do novo álbum.

Falando sobre ‘III’, Paul disse:

“Eu vivia uma vida de confinamento em minha fazenda com minha família e ia para meu estúdio todos os dias. Eu tive que trabalhar um pouco em algumas músicas de filme e que se transformou na faixa de abertura e então quando acabou pensei: ‘o que eu vou fazer a seguir?’ Eu tinha algumas coisas em que trabalhei ao longo dos anos, mas às vezes o tempo se esgotava e a música ficava pela metade, então comecei a pensar no que eu tinha. A cada dia, eu começava a gravar com o instrumento no qual escrevi a música e, gradualmente, colocava tudo em camadas. Era muito divertido. Era sobre fazer música para você mesmo ao invés de fazer música como um trabalho. Então, eu só fiz coisas que eu gostava de fazer. Eu não tinha ideia de que isso ia acabar como um álbum”.

‘Long Tailed Winter Bird’ e ‘Winter Bird/When Winter Comes’ começa e termina a vasta e íntima variedade de modos e humores de ‘McCartney III’, da introspecção ao melancólico, do lúdico ao ruidoso e todos os pontos intermediários — capturado com alguns dos mesmos equipamentos do Paul’s Rude Studio, usados em 1971 nas sessões do Wings.

A variedade de instrumentos vintage de Paul que ele tocou no novo álbum tem uma história ainda mais famosa, incluindo o contrabaixo original do trio Bill Black, de Elvis Presley, ao lado do icônico baixo de violino Hofner de Paul e um mellotron do Abbey Road Studios, usado em gravações dos Beatles, para citar apenas alguns.

‘McCartney III’ foi lançado nas plataformas digitais, em CD e em LP fabricados pela Third Man Pressing. As configurações de vinil vão desde o padrão 180g até a Third Man Edition de três mil cópias de vinil vermelho numeradas à mão, uma edição ‘333’ vendida apenas via loja online da Third Man Records e limitada a 333 cópias em vinil amarelo com pontos pretos criado usando 33 cópias de vinil reciclado de ‘McCartney’ e ‘McCartney II’, uma prensagem exclusiva de varejo indie dos Estados Unidos de quatro mil LPs de vinil branco numerados à mão, e muito mais.

Em breve, mais informações sobre formatos físicos no Brasil.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp