Como o canhoto Edgard Scandurra começou a tocar invertendo braço, mas não as cordas

Músico do Ira! revelou, em vídeo divulgado no YouTube, de que modo desenvolveu sua técnica diferente no instrumento
Foto: Diego Baravelli / Wikimedia / CC BY-SA 4.0

Para informações em tempo real sobre o mundo da guitarra, siga o canal da Guitarload no WhatsApp:

Edgard Scandurra, um dos grandes guitarristas do rock brasileiro, sempre chamou atenção por sua técnica diferente no instrumento. O músico é canhoto e toca com a guitarra invertida, mas sem alterar as cordas.

Ou seja: Scandurra utiliza a corda mais fina da guitarra, a mizinha, como a mais alta. Lá embaixo, como a última corda, está a mizona, justamente a mais grave.

Em um vídeo divulgado em seu canal de YouTube, o guitarrista do Ira! revelou como desenvolveu sua técnica diferente no instrumento. Inicialmente, ele revelou que existiam conversas, nos tempos de sua juventude, associando seu canhotismo a “entidades diabólicas”.

“Lembro de comentários, acho que alguma tia, falando que canhoto era coisa do capeta. Que eu deveria amarrar minha mão esquerda e treinasse com a direita”, revelou.

Na sequência, o músico disse que queria aprender a tocar guitarra, mas não tinha um instrumento adaptado para canhotos à sua disposição. “Os instrumentos que eu tinha em casa eram do Marco, meu irmão, e eram instrumentos destros, não podia inverter as cordas como é o padrão para um canhoto. Eu tinha que tocar do jeito que estava, então, eu só pegava o instrumento e virava”, comentou.

Dessa forma, Edgard Scandurra reconhece: “Desenvolvi uma técnica que é difícil, pouquíssimas pessoas tocam assim. Acaba sendo um charme, um diferencial. O Jimi Hendrix invertia as cordas, assim como outros. Já alguns não, como o Dick Dale e a artista folk Elizabeth Colen”.

Veja a seguir o vídeo em que Edgard Scandurra fala sobre o assunto, bem como trechos de suas performances na guitarra.

Edgard Scandurra e a guitarra enquanto canhoto

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Comentários:
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp