Guitarrada: saiba tudo sobre o lendário ritmo paraense

Gênero musical foi concebido por Mestre Vieira a partir da fusão de estilos como carimbó, merengue e mambo
Foto: reprodução / YouTube

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Criada no Pará durante a década de 1970, a guitarrada é um gênero musical concebido a partir da fusão de estilos como carimbó, merengue e mambo. Também conhecido como lambada instrumental, o estilo tem a forte presença da guitarra elétrica como uma de suas principais características.

Desde sua invenção com o disco “Lambadas das Quebradas” (1978), de Mestre Vieira, até os dias de hoje, a guitarrada compõe um traço marcante da cultura do Pará. Vale destacar, ainda, que o gênero já influenciou nomes famosos do instrumento, como o guitarrista Ximbinha, da antiga banda Calypso.

Como tocar?

O saudoso Mestre Vieira, criador da guitarrada falecido em 2018, mostrou-se um verdadeiro virtuoso na guitarra desde cedo. Dessa forma, acabou concebendo um estilo próprio de se tocar o instrumento.

O ritmo criado por Mestre Vieira apresenta uma guitarra com batida percussiva, além de solos influenciados pelo choro e carimbó.

A principal característica é a levada com semicolcheias ­– ou seja, quatro notas nas cordas a cada tempo.

O “guitarreiro”, como é chamado o guitarrista do estilo, precisa trabalhar muito a palhetada de forma relaxada. O gênero serve como um legítimo exercício para “soltar” a mão direita.

Ximbinha e a guitarrada

Mais conhecido por ser o fundador e guitarrista da banda paraense Calypso, Ximbinha, que antes assinava como Chimbinha, foi muito influenciado por Mestre Vieira, Aldo Sena e os demais expoentes da guitarrada clássica dos anos setenta.

Inclusive, o primeiro álbum do Ximbinha, antes da fundação do Calypso, foi um disco de guitarrada. Lançado em 1998, o trabalho ‘Guitarras que Cantam’ foi produzido de forma independente e acabou sendo um dos responsáveis pelo ressurgimento do estilo no Pará.

No Calypso, o músico continuou compondo músicas com influências da guitarrada. Ganhou reconhecimento não só no Pará, como em todo o Brasil e até fora do país.

Em 2007, ele foi apontado pelo Instituto Datafolha, ao lado de sua esposa e cantora Joelma, como artista mais popular do Brasil. Além disso, o Calypso concorreu três vezes ao Grammy Latino e gravou um DVD em Angola, levando os ritmos brasileiros para o mundo.

Nos dias de hoje

Antes restrito às regiões Norte e Nordeste, o fenômeno da guitarrada está cada vez mais espalhado na cultura brasileira.

Em entrevista ao portal Tenho Mais Discos Que Amigos, o guitarrista Lorran Valle, da banda de guitarrada curitibana Farofa Tropikal, explicou como é a cena hoje em dia.

“Até o início dos anos 2000, ninguém falava muito sobre a guitarrada. Em 2003, alguns mestres do passado como Aldo Sena e Curica resolveram criar o grupo Mestres da Guitarrada. Aí, todo mundo passou a dar mais atenção. Hoje em dia, está mais espalhada pelo Brasil”, diz.

Outros nomes contemporâneos do estilo são os guitarristas Lucas Estrela e Rosivaldo Cordeiro. A força do ritmo é tanta que, recentemente, o músico Félix Robatto lançou o disco ‘Guitarrada para Bebês’ – o que pode ajudar a garantir que a guitarrada siga viva por muitos anos.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp