Youtuber “corrige” Van Halen com quantização e resultado é bizarro; ouça

Processo elimina pequenas imprecisões de tempo de uma gravação - o que também compromete o feeling
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Um youtuber chamado Bobby Huff resolveu “corrigir” digitalmente o clássico “Runnin’ With The Devil”, lançado pelo Van Halen em 1978. Para o procedimento, foi utilizada uma ferramenta de produção musical chamada “quantização”.

O termo se refere a um processo que elimina todas as pequenas imprecisões de tempo de uma gravação. Nos últimos anos, a prática foi bastante difundida em softwares famosos, como o ProTools.

O problema é que o método também mata o “feeling” da música, deixando o resultado muito padronizado e bem estranho, como você pode conferir no vídeo. Dá para perceber logo nas primeiras notas do baixo, que abrem a música.

Ouça a seguir (a partir de 4min):

A bizarra correção em “Runnin’ With The Devil” faz parte de um quadro do canal de Boby Huff chamado “Music Surgery”. Vestido de cirurgião, ele aparece fazendo verdadeiras “plásticas” em algumas músicas.

Bobby explica sua intenção: “Nos últimos trinta anos, quase todas as músicas tiveram seus tempos corrigidos. Isso é humanamente impossível de tocar. Ou seja, não é só porque você pode matar um groove com a quantização que você deve fazê-lo”.

Além do clássico do Van Halen, o youtuber já corrigiu também a música “Tom Sawyer”, do Rush. Confira:

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp