Pink Floyd lançará álbum ao vivo com o show no Knebworth, de 1990

Apresentação trouxe banda já em sua fase sem Roger Waters, com David Gilmour no comando

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A Sony Music [Warner Music, na Europa] anunciou o álbum ao vivo “Live at Knebworth 1990”, do Pink Floyd, pela primeira vez em plataformas digitais. O material chega a público em 30 de abril de 2021, tanto digitalmente quanto nas versões físicas, em CD e vinil duplo, em determinados países.

O show fez parte da apresentação estrelada dos vencedores do Silver Clef em 1990 na Knebworth House, Hertfordshire, encabeçada pelo Pink Floyd. Nomes como Paul McCartney, Dire Straits, Genesis, Phil Collins, Mark Knopfler, Robert Plant (com Jimmy Page), Cliff Richard, Eric Clapton e Tears For Fears também tocaram naquela noite.

Cerca de 120 mil fãs viram esses gigantes do rock aparecerem no palco sagrado de Knebworth, todos em ajuda à instituição de caridade Nordoff Robbins, cujos lucros foram para a criação da BRIT School. O show foi transmitido globalmente pela MTV.

David Munns, presidente da Nordoff Robbins, lembra-se bem do evento: “O Knebworth Concert foi um momento decisivo no compromisso da indústria musical com Nordoff Robbins, o BRIT Trust e o conceito da BRIT School. Que dia fantástico foi aquele, culminando com esta brilhante atuação do Pink Floyd. O dinheiro arrecadado permitiu que a BRIT School surgisse e permitiu a Nordoff Robbins expandir significativamente seu serviço. Knebworth ficará na história como um desses grandes momentos e a indústria da música deve estar muito orgulhosa do que conquistou”.

O baterista Nick Mason também relembra o show: “Há algo especial em Knebworth. Todos nós ainda temos boas lembranças de tocar lá nos anos 70, e esse show não foi diferente. Como um garoto do norte de Londres, isso era quase um jogo em casa, mas com a alegria adicional de ser a reunião da banda depois de uma turnê bastante mega que durou mais de um ano. Foi também uma oportunidade de fazer a maravilhosa Candy Dulfer tocar – eu já era fã dela há um bom tempo, e foi uma pena não termos tido a oportunidade de utilizá-la para mais. Também recebemos a visita de nosso querido amigo Michael Kamen. Michael contribuiu muito para o PF nos dez anos anteriores, é ótimo ter algo dele tocando na gravação”.

Pink Floyd – David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright – foram acompanhados no palco por membros de sua banda em turnê, incluindo Guy Pratt, Jon Carin, Tim Renwick e Gary Wallis. Os vocais de apoio vieram de Durga McBroom, Sam Brown e sua mãe Vicki, e Clare Torry, a voz de “The Great Gig in the Sky”.

O Pink Floyd também recebeu músicos convidados, incluindo o saxofonista Candy Dulfer e o tecladista e compositor Michael Kamen.

David Gilmour e Andy Jackson remixaram o áudio deste concerto icônico com todas as sete faixas executadas naquela ocasião. O álbum apresenta uma nova arte fotografada pelo colaborador Aubrey ‘Po’ Powell da Hipgnosis e projetada por Peter Curzon da Storm Studios.

O concerto, inédito até aparecer no box set “The Later Years” de 2019, agora será disponibilizado como CD ou vinil duplo pela primeira vez como um álbum independente.

Faixas:

1. Shine On You Crazy Diamond, partes 1-5
2. The Great Gig In The Sky
3. Wish You Were Here
4. Sorrow
5. Money
6. Comfortably Numb
7. Run Like Hell

Músicos:

  • David Gilmour – Guitarra, Vocal
  • Nick Mason – Bateria, Percussão
  • Richard Wright – Teclado, vocais de apoio
  • Guy Pratt – Baixo, vocais
  • Jon Carin – Teclados e vocal
  • Tim Renwick – Guitarra
  • Gary Wallis – Percussão
  • Durga McBroom – Backing Vocals
  • Sam Brown – Backing Vocals
  • Vicki Brown – Backing Vocals
  • Clare Torry – Backing Vocals (vocal principal em The Great Gig In The Sky)

Convidados especiais:

  • Michael Kamen – Teclados em Comfortably Numb, Run Like Hell
  • Candy Dulfer – Sax em Shine On You Crazy Diamond, Money

Ficha técnica:

  • Produzido por Chris Kimsey, Steve Smith
  • Gravado e desenvolvido por Mike Fraser
  • Remix de Andy Jackson com David Gilmour, assistido por Damon Iddins

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp