Fim do mistério: guitarrista explica por que a corda G sempre desafina

Youtuber enumerou série de fatores que podem estar diretamente associados com falta de estabilidade na afinação dessa corda em particular
corda g desafina

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Um dos maiores incômodos que assombram guitarristas de todos os estilos é a corda G (sol) e sua constante desafinação. Mas você já parou para se perguntar por que isso acontece com mais frequência nessa corda específica?

Em vídeo publicado em seu canal “Music Is Win” no YouTube, o guitarrista Tyler Larson resolveu tirar essa história a limpo e desvendar os motivos pelos quais a corda G desafina com tanta frequência. Segundo sua análise, o padrão de como as tarraxas são dispostas no headstock pode ter a ver com essa perda da afinação.

“Quando são três tarraxas de cada lado, como na Gibson, as cordas G e D apresentam um ângulo de inclinação maior comparadas às outras. Já a Fender colocou todas as tarraxas de um lado. Nesse caso, temos uma distância grande da pestana até onde as cordas são fixadas. Pode ser que esses fatores expliquem a desafinação da G”, diz.

Outros aspectos analisados por Tyler sobre os motivos de por que a corda G desafina envolvem também os diferentes tipos de pestana que cada modelo de guitarra apresenta. “Eles diferem pela altura, espessura etc. Se ela for muito alta, as cordas ficam mais distantes da escala. Isso pode influenciar na estabilidade da afinação. A fricção da corda com a pestana é o que causa a maior parte dos problemas. Se você faz muitos bends, essa tensão pode desafinar a corda”, diz.

Por que corda G desafina?

A análise também leva em conta o fato de que possivelmente os guitarristas fazem mais bends na corda G do que em qualquer outra. A qualidade das cordas utilizadas, segundo Tyler, também é um fator que precisa entrar na conta. “Cordas de liga enrolada tendem a permanecer afinadas mais tempo. Elas vibram menos e nesse sentido são melhores do que as cordas normais. Então se você usar uma desse tipo na G, ajudaria”, finaliza.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp