Paul Gilbert dá 13 dicas para evitar perda de audição

O guitarrista fez uma lista de proibições para quem deseja manter os ouvidos saudáveis

O guitarrista Paul Gilbert falou em sua coluna do site PremierGuitar, Shred Your Enthusiasm, sobre sua perda auditiva, dando dicas de como manter a saúde de seus ouvidos. Confira abaixo:

“No caso de você não ter ouvido falar, eu tenho uma perda auditiva significativa e um constante zumbido no ouvido. Em primeiro lugar, não se preocupe, não vou passar esta coluna inteira lamentando ou reclamando sobre isso. Meu objetivo aqui é dar ideias práticas sobre como manter seus ouvidos em bom estado.

1• Não coloque sua orelha diretamente na sua caixa 4×12 enquanto ela estiver alta, não importa o quanto você ame o som.

2• Não coloque os seus fones de ouvido no volume de um show, enquanto pratica “air-drum” com álbuns do Rush todas as noites antes de ir para a cama.

3• Não coloque o som do seu carro no volume de um show cada vez que você for dirigir.

4• Não vire seu falante 4×12 para você mesmo no palco para poupar o público, e, em vez disso, direcionar tudo para você.

5• Não insista para que seu baterista toque com o estilo de Alex Van Halen com aquele prato de condução e o chimbal aberto em todas as canções.

6• Não durma com fones de ouvido conectados a um leitor de cassetes em “loop”, a fim de interiorizar música clássica.

7• Não gaste 14 horas por dia de gravação com um metrônomo alto em seus fones de ouvido. Em vez disso, grave ao vivo com a banda inteira para que você possa ouvir e ajustar ao ritmo natural de todos, sem aquele DONK DINK DINK DONK DINK DONK do cowbell.

8• Não passe 14 horas por dia editando instrumentos e vocais. Contrate um engenheiro que pode fazê-lo mais rápido e melhor.

9• Não passe horas brincando com microfones, pré-amplificadores e equalizadores no estúdio. Passe o tempo praticando para obter um grande desempenho. Isto será sempre melhor do que qualquer edição, ajuste ou mixagem.

10• Não construa um estúdio em casa sem tratar as salas com painéis acústicos. Espuma e tapetes são ineficazes. Você precisa de brass-traps grossos feitos de fibra de vidro compactados. Tentar mixar uma sala não tratada só vai confundir os seus ouvidos, e a tendência em aumentar o volume para resolver não vai ajudar. Trate as paredes e o teto com bass-traps — muitos deles!

11• Não coloque a cabeça no falante para tentar descobrir o tom de uma canção desconhecida durante o caos de uma jam de várias guitarras na NAMM. Apenas silencie as cordas, faça “chicka-chicka”. Isso funciona em qualquer tom.

12• Não seja “cool” em situações em que a música esteja muito alta. Coloque os dedos nos ouvidos ou saia da sala.

13• Não toque músicas que sejam constantemente altas. Escolha ou escreva músicas que contenham alterações dinâmicas de volume. Estas alterações de volume vão fazer as partes mais fortes musicalmente eficazes por meio do contraste com as partes mais calmas. E os seus ouvidos se sairão muito melhores devido às pausas.”

Fonte: Whiplash

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!