Conheça os mistérios da corda Si

O guitarrista Marcelo Gomes debateu o assunto com os leitores da revista Guitarload

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Você já parou para pensar que a guitarra é um instrumento de afinação irregular? O mistério da “corda Si” é o tema da coluna Doutor Guitarra deste mês, na qual o guitarrista Marcelo Gomes debateu o assunto com os leitores da revista Guitarload.

Nesta edição, vamos falar sobre a afinação da guitarra. A maioria dos instrumentos de cordas cujo papel é executar melodias e solos – improvisados ou não – tem uma afinação regular. O que isso quer dizer? Que a distância musical entre as notas de cada corda solta é a mesma.

O baixo elétrico é um bom exemplo de afinação regular, pois a distância entre suas cordas soltas é sempre a mesma, uma quarta justa. Isso é útil porque todos os desenhos, shapes e formatos de escalas, arpejos, modos e até acordes se repetem. Mesmo ao introduzir mais duas para fazer o baixo de seis cordas, os instrumentistas optaram por manter tal relação, inserindo uma corda B (Si) no grave e uma corda C (Dó) no agudo. Assim, sua afinação continua regular, resultando em B-E-A-D-G-C do grave para o agudo.

.

.

.

Confira a coluna na íntegra na edição de novembro da revista Guitarload. é GRáTIS!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp