Morre aos 83 anos o guitarrista Jim Hall

Renomado músico de jazz ainda fazia shows
O guitarrista de jazz Jim Hall morreu aos 83 anos, disse a sua esposa nesta quarta-feira (11) à agência de notícias Associated Press. Jim Hall foi um dos principais músicos do gênero norte-americano. Sua técnica sutil, sonoridade lírica e estilo introspectivo influenciaram músicos mais jovens como Pat Metheny e Bill Frisell.

Ele morreu enquanto dormia em sua casa em Nova York, disse Jane Hall, que foi casada com ele por 48 anos. Ela descreveu o marido como uma pessoa “realmente amada por todos que o conheceram de verdade”. O motivo da morte não foi divulgado.

Hall, que liderava um trio de jazz desde meados dos anos 60, continuou tocando até pouco antes de sua morte. Em novembro, ele tocou no Lincoln Center com os guitarristas convidados John Abercrombie e Peter Bernstein.

Em 2004, ele se tornou o primeiro guitarrista de jazz moderno a ser nomeado para o National Endowment for the Art Jazz Master, o principal prêmio do estilo nos EUA.

“Jim foi um dos mais importantes guitarristas de improvisação na história do jazz. Sua generosidade musical foi uma reflexão exata do seu profundo humanismo”, disse Metheny, seu parceiro musical.

Veja um vídeo de Hall tocando ao lado de Metheny:

Fonte: G1

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!