A Robtec, empresa brasileira adquirida pela americana 3D Systems, idealizou o projeto como prova conceitual do que impressoras 3D atuais já são capazes de executar. Para fazer o corpo e o braço, foi usada uma máquina SLS, que cria um material flexível e resistente o suficiente para ser moldado e então receber os acessórios metálicos da guitarra – ponte, captadores, tarraxas, trastes e cordas foram tiradas de um modelo da Les Paul.
A assinatura do design é da Questto Nó, empresa que fez pesquisas com músicos para encontrar o formato ideal para o instrumento.Profissionais nos EUA já haviam criado uma guitarra utilizando impressão 3D, mas não haviam conseguido construir um braço suficientemente resistente para substituir a madeira. Portanto, o instrumento brasileiro é o primeiro do gênero a ter corpo e braço totalmente personalizados e impressos em três dimensões.
Ainda não há definição de preço, mas matéria-prima, metais, cordas e mão-de-obra partem de cerca de R$ 1 mil, podendo ser maior dependendo do tipo e qualidade das peças a serem adquiridas.