Brasil tem 1ª guitarra totalmente impressa em 3D

O projeto levou dois meses para ser finalizado 
De acordo com informações do portal Tech Tudo, a Robtec apresentou a primeira guitarra com estrutura totalmente criada por impressoras 3D durante o11º Seminário de Tecnologias, que ocorreu ontem (20), em São Paulo. De autoria totalmente brasileira, o projeto levou dois meses para ficar pronto, entre design, prototipagem e produção do instrumento, e contou com uma demonstração ao vivo no palco do evento.

A Robtec, empresa brasileira adquirida pela americana 3D Systems, idealizou o projeto como prova conceitual do que impressoras 3D atuais já são capazes de executar. Para fazer o corpo e o braço, foi usada uma máquina SLS, que cria um material flexível e resistente o suficiente para ser moldado e então receber os acessórios metálicos da guitarra – ponte, captadores, tarraxas, trastes e cordas foram tiradas de um modelo da Les Paul.

A assinatura do design é da Questto Nó, empresa que fez pesquisas com músicos para encontrar o formato ideal para o instrumento.Profissionais nos EUA já haviam criado uma guitarra utilizando impressão 3D, mas não haviam conseguido construir um braço suficientemente resistente para substituir a madeira. Portanto, o instrumento brasileiro é o primeiro do gênero a ter corpo e braço totalmente personalizados e impressos em três dimensões.

Ainda não há definição de preço, mas matéria-prima, metais, cordas e mão-de-obra partem de cerca de R$ 1 mil, podendo ser maior dependendo do tipo e qualidade das peças a serem adquiridas.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!