McCartney critica livros históricos com os Beatles

O baixista disse que "nunca estudou nada" 

Paul McCartney entende o incrível impacto dos Beatles na história da música, mas continua a se surpreender com a presença da banda em livros de história usados em salas de aula. “Ficar sabendo – como aconteceu comigo há alguns anos – que os Beatles estavam nos livros de história dos meus filhos? Foi tipo: ‘O quê?!’ Inacreditável, cara!’.”

McCartney deu esta resposta para a pergunta de um fã sobre o estudo da música popular de Liverpool. “Tente imaginar quando a gente estava na escola, entrar em um livro de história?!”, escreveu o baixista e vocalista original dos Beatles.

Ele ainda elaborou melhor, acrescentando que a ideia de alguém estudar os Beatles é “ridícula”, uma vez que até os próprios integrantes do grupo “nunca estudaram nada”. “Apenas amávamos nossa música popular”, seguiu. “Elvis, Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino. E não era o caso de ‘estudá-los’.”

“Para nós, estudá-los estragaria tudo” adicionou. “Queríamos tomar nossas próprias decisões, simplesmente por ouvi-los. Então, nosso estudo foi ouvi-los”.

McCartney ainda enfatizou a crença dele de que o estudo da música popular não tenha a ver necessariamente com talento musical, dizendo: “Pode ser que você use isso para ensinar a outras pessoas sobre a história, e isso é valioso”. E também reconheceu a importância de escolas como a Liverpool Institute for Performing Arts (LIPA), da qual ele participou da fundação.

“Mas achar que você vai à escola e sairá como Bob Dylan é muita ingenuidade. Alguém como Bob Dylan não pode ser feito em uma fábrica”, disse o baixista. “Foi uma das primeiras decisões sobre as políticas da LIPA: ‘Queremos treinar pessoas para serem versáteis. Dar-lhes o máximo de informação. Mas não dá para dizer como se tornar um Bob Dylan ou John Lennon, porque ninguém sabe fazer isso.”

As informações são da Rolling Stone.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!