Volume vs. Saturação em amplificadores valvulados

Especialista Paulo Acedo fala sobre o assunto

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Para o guitarrista que pretende usar o drive das válvulas, é sempre bom ficar atento a alguns princípios básicos. A existência do master volume é essencial para permitir que se sature o aparelho em função do volume desejado – caso contrário, sem master volume, a saturação só aparece com volume muito alto, o que pode ser inviável para determinadas aplicações. Aparelhos sem master volume são, na maioria, os antigos da década de 1950 e 1960, além de seus relançamentos atuais.

Cada modelo de amplificador possui quantidade e tipo de saturação próprios. Não é porque o aparelho é valvulado que terá saturação muito alta, isso é relativo à proposta do amplificador. Alguns até procuram saturar o mínimo possível, enquanto outros praticamente não têm drive, passam direto para uma saturação mais moderna e tipicamente rock.

Há uma gama gigantesca de volume, do muito baixo ao muito alto (próximo do máximo), estágio em que o valvulado rende o melhor do seu timbre. Essa conversa de que valvulado só fica bom em uma situação de volume muito alto não é verdade.

Volume baixo demais, próximo a zero, não faz os falantes vibrarem da melhor maneira, ou seja, eles não vão render o peso necessário. Em contrapartida, em uma situação extrema de volume máximo, algumas condições de controle de timbre ficam excedidas e a qualidade cai da mesma maneira. São extremos que devem ser evitados.

A partir de certo ponto de volume ou de ajuste de ganho de pré, o estágio de potência passa a saturar mais contribuindo para a saturação total e deixando o timbre mais encorpado, com maior riqueza de harmônicos. Esse sweet spot é particular de cada amplificador e também muito influenciado pela quantidade e tipo de alto-falantes empregados. Quanto mais falantes, mais limpo e definido será o timbre.

Para receber outras dicas sobre amplificadores valvulados, curta a Fan Page da Acedo Audio.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp