Julgamento por plágio de ‘Stairway to Heaven’ começa nos EUA

Jimmy Page e Robert Plant compareceram ao tribunal federal de Los Angeles

Jimmy Page e Robert Plant, integrantes do lendário grupo britânico de rock Led Zeppelin, compareceram na última terça-feira (14) ao tribunal para defender sua emblemática canção “Stairway to Heaven” de acusações de plágio.

Spirit, uma banda psicodélica de Los Angeles que não conseguiu alcançar a fama, alega que a famosa linha de guitarra que começa “Stairway to Heaven” foi tomada de seu instrumental “Taurus“, de 1968, lançado três anos antes da famosa canção.

Confira a comparação:

O guitarrista do Spirit, Randy Wolfe, nunca apresentou um processo pelo suposto plágio antes de morrer em 1997, mas Michael Skidmore, que gerencia o seu patrimônio, o fez.

“Se escutarem as duas músicas, poderão fazer seu próprio julgamento. É um verdadeiro… Diria que é um calote”, declarou Randy Califórnia a uma revista pouco antes de morrer, segundo as afirmações apresentadas no processo. “E os caras ganharam milhões de dólares com isso e jamais disseram ‘obrigado’ ou ‘podemos pagá-los?’. É um ponto um pouco doloroso para mim”, acrescentou no momento.

Após dois anos de procedimentos judiciais, um juiz federal considerou que havia elementos suficientes para levar adiante um processo com jurados em Los Angeles.

As informações são do G1.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!