Em recente entrevista à Nikki Sixx, no programa My Favorite Riff, Steve Vai falou sobre o momento em que se apaixonou pela guitarra. Segundo o guitarrista, foi um riff do Led Zeppelin que fez despertar o interesse dele pelo instrumento.

Vai falou que o riff que mudou a vida dele foi o da música “Heartbreaker”. “Quando eu ouvi, pensei: ‘ok, é isso!’”, conta o guitarrista. Vai ainda falou sobre como começou a gostar de sons mais “esquisitos”.

Publicidade
Musilink – MXL – Fevereiro 1

“Foi quando eu comecei a desenvolver minhas habilidades com a guitarra. Foi aí que eu comecei a procurar por coisas mais estranhas”. Vai lembrou que até mesmo sequências de notas simples podem se tornar interessantes quando usadas de forma pouco habitual.

Frank Zappa

Durante a entrevista, Steve Vai também falou sobre a relação com Frank Zappa. O guitarrista fez questão de dizer que Zappa foi responsável por ajudá-lo a se desenvolver no instrumento. “Frank tinha a habilidade de notar o melhor que você podia fazer, mesmo que você não soubesse que era capaz. Ele sabia exatamente o que deveria te pedir”.

Vai ainda falou sobre como Zappa lhe ensinou a contar histórias com a guitarra. Para falar sobre o assunto, o guitarrista lembrou de um show no qual viu Zappa contando uma história com o instrumento por cerca de seis minutos.

Você pode assistir a entrevista completa (em inglês) no vídeo abaixo: