Zakk Wylde: “Eu pensava que a pentatônica era o caminho mais fácil”

O guitarrista mudou de opinião ao ouvir John McLaughlin e Frank Marino
Zakk Wylde tocando guitarra ao vivo

Zakk Wylde tem uma história de amor com a pentatônica – isso não é novidade para quem ouve seus solos com atenção, mas nem sempre foi assim. No início de sua trajetória, ele achava que a escala era o caminho mais fácil de tocar guitarra.

“As pessoas sempre associam a escala pentatônica a Angus Young, Jimmy Page ou Hendrix.  Até certo ponto, pensei que a escala pentatônica era o caminho mais fácil, mas, quando ouvi McLaughlin e Frank Marino, novas portas se abriram em relação ao que é possível fazer com cinco notas. É algo ilimitado”, diz Zakk em recente entrevista à revista britânica Total Guitar.

Ser autêntico é o segredo

O guitarrista, que já revelou que a autenticidade é a virtude mais importante de um músico, contou que simplesmente se negava a soar como outros instrumentistas.

“No final dos anos 1980, Malmsteen estava no auge. Então, como eu não queria soar como ele, fiquei longe de coisas como a escala menor harmônica e sweep picking. O mesmo valeu para Van Halen: evitar o tapping”.

Depois desse processo de eliminação, Zakk Wylde não tinha alternativa. “Tudo o que restou foi a pentatônica! Eu me forcei a ser criativo usando apenas essa escala. Por exemplo, duas notas por corda soam bem diferentes de três”, afirma. “Há várias maneiras diferentes de fazer o seu som. Pense nelas como se fossem temperos. É o seu próprio restaurante. É sua sopa. Divirta-se inventando suas próprias receitas!”.

Técnica x criatividade

O músico ainda declarou que a parte técnica requer uma conduta simples: repetição. Para um guitarrista em formação, é necessário praticar com insistência até os movimentos se tornarem naturais, sem exigir grande esforço. No entanto, a parte criativa exige uma entrega mais profunda. “David Gilmour faz essas mesmas cinco notas parecerem muito diferentes. O fato de ele não querer tocar como todo mundo é o que faz seus solos soarem tão perfeitos”, completa o guitarrista do Black Label Society.

Assista a uma videoaula de Zakk Wylde sobre a escala pentatônica:

https://www.youtube.com/watch?v=OLhI18GHF7I

Para ficar por dentro das novidades da carreira de Zakk Wylde, confira os links de suas redes sociais.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!