Jimbo, primeira guitarra de SRV

A primeira guitarra de SRV, uma Fender Nocaster de 1951, foi leiloada na semana passada pelo valor de US$ 250 mil (aproximadamente R$ 900 mil). A venda foi promovida pela Heritage Auctions e ocorreu no último dia 15, em Dallas, nos Estados Unidos. O comprador preferiu se manter em sigilo.

Instrumento histórico

A guitarra, que tem o nome Jimbo esculpido na parte de trás do corpo, foi um presente dado a Stevie Ray Vaughan em 1966, quando ele tinha 12 anos de idade. O então menino tinha o hábito de pegar emprestado os instrumentos de seu irmão, Jimmie Vaughan, sem pedir permissão. Para resolver o problema e “sossegar” SRV, Jimmie decidiu dar a guitarra como presente.

Publicidade
Cordas Inbox – Promo de Produtos – Elixir Nanoweb

Foi a primeira guitarra elétrica de nível profissional usada por Vaughan. O músico a utilizou nos primeiros shows e gravações. Craig Hopkins, que escreveu a biografia de Stevie Ray Vaughan lançada em 2010, afirmou que essa Fender tem um “significado histórico considerável”, já que SRV “praticamente aprendeu tudo o que sabia com ela”.

Arrependimento

A primeira guitarra de SRV esteve com ele até 1971, quando o artista a trocou por uma Epiphone vermelha com Geoff Appold, professor de música do Texas. Mais tarde arrependido da venda, SRV perguntou a Appold sobre Jimbo, mas descobriu que o instrumento havia sido negociado.

Em uma entrevista de 1989, Stevie relembrou a guitarra há muito tempo perdida: “Ainda estou procurando! Então, se alguém encontrar uma guitarra que tenha Jimbo escrito na parte de trás, é a própria. Você pode me estuprar para eu tê-la de volta, ou estuprar o meu bolso de qualquer maneira!”.

Infelizmente, Stevie não teve a chance de recuperar sua tão amada Fender Nocaster. Ele morreu em um acidente de helicóptero em 1990, aos 35 anos.

Vídeo

Confira um registro em vídeo da primeira guitarra de SRV, leiloada na última semana:

Quer saber mais sobre SRV? Então confira 10 curiosidades sobre o guitarrista.