Foto da primeira guitarra do guitarrista dos Beatles, George Harrison.

A Julien’s Auctions anunciou que a primeira guitarra de George Harrison, uma Hofner Club 40, será leiloada no dia 19 de maio.

Harrison utilizou o instrumento com os Beatles na época em que o grupo estava fazendo a transição para o rock and roll. O valor de venda pode chegar a R$ 1 milhão.

Publicidade

Um pouco de história

Em 1965, Harrison foi convidado a doar sua Hofner para uma competição de bandas que ajudaria a promover a turnê dos Beatles na Alemanha no ano seguinte. O instrumento foi autografado pelos quatro integrantes do grupo e também pelo empresário Neil Aspinall. A banda alemã Faces venceu o concurso, e Frank Dostal, líder do grupo, ficou com a guitarra. Em 2017, ele faleceu. A esposa dele, Mary Dostal, que era membro da banda The Liverbirds, colocou a Hofner em leilão neste ano.

Nascido em 1953 na cidade de Liverpool, na Inglaterra, Harrison foi o responsável por compor canções icônicas dos Beatles, como “Something” e “Here Comes the Sun”. O músico morreu no ano de 2001.

Relevância ímpar

“A maioria dos instrumentos que os Beatles usaram está em posse deles, mas há alguns ainda por aí”, diz Andy Babiuk, autor de Beatles Gear: The Ultimate Edition, em um comunicado à imprensa.

“Um deles é a primeira guitarra elétrica de George Harrison, a Hofner Club 40. É uma das guitarras mais importantes historicamente, pois marca o capítulo da história da música em que os Beatles fizeram a transição para o rock and roll”, completa.

Ilustre companheira

Ao lado da primeira guitarra de George Harrison, também participará do leilão de 19 de maio uma guitarra que pertenceu a Eric Clapton. A Epiphone Granada, que foi utilizada pelo artista com os Yardbirds, pode chegar a mais de R$ 300 mil.

Obtenha mais informações sobre o leilão em juliensauctions.com.