Steve Vai com uma guitarra Ibanez de 7 cordas
Publicidade
Cursos de guitarra

Em entrevista recente, Steve Vai falou sobre o projeto de desenvolvimento da Ibanez Universe, a primeira guitarra de sete cordas produzida em massa, que influenciou o som de bandas de metal como Korn, entre muitos outras.

“Quando desenhei a guitarra de sete cordas para Ibanez, busquei a usar de uma maneira particular. Eu sabia, instintivamente, que, se jovens músicos vissem o potencial para suas ideias, isso iria evoluir para algo realmente incrível. Isso ficou muito claro para mim quando ouvi pela primeira vez o Korn. Eles pegaram o conceito de sete cordas e assumiram aquele grave potente, muito além do que eu estava fazendo. Essa foi uma evolução linda de se ver”, recorda Vai.

Som único

Publicidade

Ele prosseguiu o raciocínio: “Então houve todo esse movimento clandestino de bandas e músicos de sete cordas que criaram uma subcultura completa. Mas, com base na forma como nós, seres humanos, evoluímos nossa criatividade, passou de sete cordas para oito – e há pessoas com nove cordas. Eu sabia que eventualmente alguém começaria a fazer algo ainda mais único do que o metal convencional da época ”.

Não deixe de ler: Steve Vai rasga elogios a Jeff Beck

Personalidade é tudo

No ano passado, Steve Vai falou sobre as características que mais chamam a atenção dele enquanto consumidor de música. Para o guitarrista, o mais importante é a personalidade com que o músico toca.

“Todo instrumentista tem um som específico, não importa se ele é famoso ou não. Quando eu consumo música, estou procurando por um shredder? Não. Eu ouço música por causa da personalidade. É ela que fala com você”, afirmou na oportunidade.

Quer conferir mais declarações de Steve Vai? Então acompanhe as redes sociais do guitarrista.