Steve Vai sentado em um sofá com uma guitarra Ibanez

Steve Vai anunciou o lançamento de Vaideology: Basic Music Theory for Guitar Players. O primeiro livro de teoria musical do guitarrista é voltado tanto para iniciantes quanto avançados e dá um mergulho profundo nos fundamentos da teoria musical, incorporando exercícios práticos, diagramas, dicas, métodos de prática e várias formas de olhar para a música.

“Uma das perguntas que os estudantes de guitarra geralmente me fazem é: ’Quanta teoria musical realmente preciso saber?’. Minha resposta geralmente é: ‘Você não precisa entender a teoria da música para ser um instrumentista eficaz, mas entender o básico sempre ajudará’. Então escrevi um livro que acredito conter o básico da teoria musical que pode ajudar o aluno a ser musicalmente alfabetizado – e talvez muito mais”, explica Vai.

Publicidade
Posters – Combo

Capa do livro Vaideology

Leia também: Steve Vai rasga elogios a Jeff Beck

Temas ensinados em Vaideology

Em seguida, confira alguns dos tópicos abordados no livro didático:

– Aprendizagem Acadêmica vs Experimental;

– Notas no Braço;

– Notação Musical;

– Leitura e Escrita de Música;

– Escalas;

– Intervalos;

– Armaduras de Clave;

– Círculo das Quintas;

– Acordes e Sistema de Escalas de Acordes;

– Noções Básicas de Ritmo;

– Notações de Tempo;

– Harmônicos na Guitarra;

– Modos Gregos.

O livro custa US$ 24.99 e ainda não tem data de lançamento no Brasil.

Desbloqueio da musicalidade

Steve Vai conta que desde sempre teve um fascínio profundo pela linguagem escrita da música.

“No papel, parecia uma bela arte para mim. Parecia um lugar quente e seguro (uma analogia bizarra, eu sei). Foi essa linguagem misteriosa que eu instintivamente sabia que poderia desbloquear minhas expressões musicais. Ser capaz de escrever uma composição para um grande grupo de pessoas começando com um pedaço de papel em branco, com suas infinitas possibilidades de criatividade, era absolutamente fascinante para mim. Sempre tive um intenso desejo de compreender e dominar isso completamente. Embora eu ainda seja um trabalho em progresso – porque a evolução da teoria musical é infinita -, gosto muito de poder usar o que sei… Ainda continuo estudando”, afirma Vai.

Quer mais informações sobre o livro Vaideology? Então acesse o site de Steve Vai.