Malmsteen e Allan Holdsworth

Ao falar sobre os músicos que mais o impressionaram, Yngwie Malmsteen não poupou elogios a Allan Holdsworth, afirmando que ele foi o único guitarrista que realmente o surpreendeu.

“Há muitos bons guitarristas por aí, mas não sou influenciado por nenhum deles. Não quero que me interprete mal… Sou inspirado pelo violino clássico, principalmente Paganini, Vivaldi e Tchaikovsky”, contou à equipe da o Music Radar.

Publicidade

Únicos

Concentrando-se em Holdsworth, Malmsteen disse: “Se houver um guitarrista que realmente me surpreendeu, eu diria que foi Allan Holdsworth. Lembro-me de ouvir o grupo U.K. e não saber o que diabos pensar. Era muito bom, bom para caramba. Ele foi um dos poucos guitarristas que moldou sua musicalidade a partir de outro instrumento. Para ele, foi o saxofone; para mim, o violino. Então somos únicos nesse sentido, pois quase todos os outros guitarristas foram influenciados pelos mesmos tipos de sons”.

“Eu penso muito em terças menores, enquanto Allan aborda mais o cromatismo, por exemplo. Mas ele fez isso da melhor maneira. Esse cara poderia tocar a porra de uma lista telefônica e ainda soaria bem”, completou Malmsteen.

Leia: Malmsteen nega ser egocêntrico: “É uma coisa artística”

Novo disco

Em março, Malmsteen lançou um novo álbum de estúdio. Blue Lightning é um disco focado no blues, com oito covers e quatro faixas inéditas, e saiu oficialmente pela Mascot Records/Mascot Label Group.

Falando sobre o registro, Malmsteen disse: “Sempre brinquei com músicas antigas, tanto ao vivo quanto no estúdio. Há um tempo, fiz um álbum similar, chamado Inspiration, e a gravadora Mascot veio até mim e sugeriu que eu fizesse um disco de blues”.

O guitarrista afirma que, apesar de crescer em uma família com formação clássica, sua forma de tocar teve outras influências importantes. “As pessoas me conhecem por tocar o que é chamado de estilo neoclássico. Mas, quando ganhei uma guitarra no meu quinto aniversário, o que tentei imitar foi John Mayall & The Bluesbreakers”.

Deseja saber as novidades sobre Yngwie Malmsteen? Então acompanhe o site do artista.