Malmsteen: “Não improvisar me parece desonesto”

Guitarrista falou sobre a gravação do novo disco Blue Lightning
Malmsteen tocando uma Fender Stratocaster

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Durante uma recente conversa com a equipe da Ultimate Guitar, Yngwie Malmsteen falou sobre seu novo disco, Blue Lightning, além de destacar a improvisação como um aspecto crucial de sua abordagem musical.

“O novo disco não tem covers, chamo de ‘variações’. Nunca me aproximei dessas músicas com a intenção de fazer uma versão jukebox em que você toca o mais próximo possível do original. Sou um artista, então tenho de fazer uma variação das músicas da minha maneira”, explica o sueco.

“Foi assim que fiz. Nem pensei muito, foi tudo muito natural. Eu queria que o trabalho soasse como ‘ao vivo’. Não gosto de fazer muitas tomadas, prefiro o primeiro take“.

Improviso total

O guitarrista garante que todos os solos surgiram no momento da gravação. “Tudo foi improvisado. Cada nota. Mas é assim que costumo fazer, sempre improviso tudo. Para mim, não improvisar me parece desonesto. Não é excitante ou desafiador. Nunca sentarei para compor um solo. Nunca farei isso”.

Ele finaliza: “A música é uma coisa viva. É como fazer uma pintura: você nunca faria a mesma coisa repetidamente. Então toda vez que eu toco no palco é diferente, assim como no estúdio. Para mim, essa é a coisa mais importante como músico”.

Leia: Malmsteen nega ser egocêntrico: “É uma coisa artística”

Sobre Blue Lightning

Em março, Malmsteen lançou um novo álbum de estúdio. Blue Lightning é um disco focado no blues, com oito covers e quatro faixas inéditas, e saiu oficialmente pela Mascot Records/Mascot Label Group.

Falando sobre o registro, Malmsteen disse: “Sempre brinquei com músicas antigas, tanto ao vivo quanto no estúdio. Há um tempo, fiz um álbum similar, chamado Inspiration, e a gravadora Mascot veio até mim e sugeriu que eu fizesse um disco de blues”.

O guitarrista afirma que, apesar de crescer em uma família com formação clássica, sua forma de tocar teve outras influências importantes. “As pessoas me conhecem por tocar o que é chamado de estilo neoclássico. Mas, quando ganhei uma guitarra no meu quinto aniversário, o que tentei imitar foi John Mayall & The Bluesbreakers”.

Deseja saber as novidades sobre Yngwie Malmsteen? Então acompanhe o site do artista.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp